Escolas da rede municipal de ensino da Prefeitura de Votuporanga receberão esta semana oficinas de artes plásticas/educativas que possibilitarão a criação de um cenário marinho.
A atividade faz parte do projeto “Jardins Marinhos Tropicais” e têm como principal objetivo proporcionar às crianças da rede municipal o contato com o universo submarino. Por meio de atividades práticas, as crianças são convidadas a criar um cenário marinho, com confecção de cardumes, corais, recifes, algas marinhas, utilizando materiais recicláveis.
“Procuramos oferecer algo a mais para as crianças, sensibilizando-as para a apreensão dos conceitos dos vários ambientes que rodeiam o universo submarino e trazendo informações sobre uma região que a maioria não tem tanto contato assim, o mar, por Votuporanga se encontrar em uma região distante do litoral e o acesso a esse universo submarino ser mais difícil”, enfatizou a arte-educadora Renata Moura. Além de todo o aprendizado que é passado para as crianças durante as oficinas, elas são convidadas a prestigiar a exposição sobre o tema que esta acontecendo na Praça São Bento desde o último dia 9 de agosto.
As oficinas são desenvolvidas por duas arte-educadoras, Renata Moura e Priscila Freire, e contam com parceira do Instituto Recicle. Os materiais utilizados para a confecção no universo submarino são: garrafas pets, restos de papel branco, areia, jornal, cola branca, cola quente, tintas acrílicas, tintas douradas, prateadas e acobreadas, entre outros.
As oficinas acontecerão nos seguintes CEMs: “Profº. Valdir Gonçalves de Lima” (segunda-feira-15/08), “Profº. Clary Brandão Bertoncini” (terça-feira-16/08), “Profª. Maria Izabel Martins de Oliveira” (quarta-feira-17/08), “Profº. Benedito Israel Duarte” (quinta-feira-18/08) e “Profº. Geyner Rodrigues” (sexta-feira-19/08).
Exposição
Desde o último dia 9, Votuporanga sedia a exposição fotográfica “Jardins Marinhos Tropicais – Fotografias em recifes de coral”. A mostra é gratuita e ficará na Praça São Bento até o dia 4 de setembro, na qual a população poderá conferir de perto toda a beleza do universo dos recifes de coral e da rica fauna marinha.
Juntamente com a exposição fotográfica e as oficinas nas escolas municipais, o projeto “Jardins Marinhos Tropicais” ainda doou dois kits contendo 25 livros cada sobre arte e meio ambiente. O acervo ficará a disposição da população na Biblioteca Escolar Central “Castro Alves” e no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Votuporanga.
A mostra fotográfica é uma realização da Arquiprom, empresa especializada em projetos culturais, e conta com o apoio da Prefeitura de Votuporanga, através da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo e do Governo do Estado de São Paulo, por meio de seu Programa de Ação Cultural (PROAC) e conta com o patrocínio da Usina Colombo S/A – Açúcar e Álcool Caravelas.