A música está presente em todas as culturas. Possui identidade própria e exerce um importante papel nas comunidades onde se manifesta. Considerada uma forma de arte e um meio de expressão de sentimentos.
O ensino musical é a ferramenta escolhida pelo Projeto Guri para o cumprimento da sua missão de inclusão sociocultural.
O Projeto Guri, programa sociocultural do Governo de São Paulo, está com vagas abertas para seus cursos de música do primeiro semestre de 2013, na região serão 1.636 vagas.
Para participar do programa não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem realizar testes seletivos.
Basta que o interessado esteja matriculado em qualquer instituição de ensino da rede pública ou particular.
No polo Fernandópolis serão oferecidas 40 vagas nos cursos de canto coral; iniciação musical e violão. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de fevereiro.
As aulas do Guri Fernandópolis acontecem na Avenida Líbero de Almeida Silvares, 3251, todas as terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30, gratuitamente.
Mais informações pelo telefone: (017) 3462-3512.
Como participar
Podem participar crianças e jovens de 6 a 18 anos. Para a matrícula, os interessados devem se dirigir, durante este período, diretamente ao polo do Guri, acompanhados por pais ou responsáveis, levando RG (ou certidão de nascimento) e comprovante de matrícula escolar.
As aulas serão iniciadas em 18 de fevereiro, sendo a primeira semana de atividades de integração, confirmação das matrículas e reuniões de pais.
Sobre o Projeto
Guri é um projeto socioeducativo gerido pela Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), que oferece continuamente, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão.
Fundamento do projeto
Sua missão é promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.
Levar para as crianças e adolescentes a oportunidade de conhecer o mundo da música, garantindo a união destes jovens em torno de valores comuns: a dedicação aos estudos e a importância de uma atitude positiva diante dos desafios.
Nos pólos, as atividades são sempre praticadas em grupo, o que estimula a participação dos alunos.
São todos parte de uma equipe que passa pelos mesmos desafios. Nas apresentações realizadas ao público, em pequenos, médios ou grandes eventos, o resultado é produto da dedicação de cada um.