Estão abertas as inscrições para os cursos de música do Projeto Guri, programa sociocultural do Governo de São Paulo, voltado para crianças e adolescentes. São oferecidas 40 vagas em Jales para o segundo semestre deste ano, em diferentes cursos gratuitos.
Os cursos vão desde o famoso violão até o peculiar eufônio, passando por outros instrumentos de cordas, sopro, percussão, além de canto coral e iniciação musical.
Os interessados precisam comparecer até o dia 15 de agosto, no Teatro Municipal para fazerem as suas matrículas. É necessário ir acompanhado pelos pais ou responsável, portando RG ou certidão de nascimento, comprovante residencial e comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de freqüência escolar referente ao semestre. Lembrando que para participar do Projeto Guri não é preciso ter conhecimento musical prévio e nem realizar testes seletivos, basta ter entre 06 e 18 anos e gostar de música. Novas vagas podem surgir no decorrer do curso devido à desistência de alunos.
O polo de Jales fica localizado na Avenida da Integração, 2689 – Jardim Trianon, CEP: 15703-118.
As aulas são realizadas de quarta e sexta-feira, das 13h30min às 18 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3632-1435 ou no e-mail polo.jales@gurionline.com.br. O início das aulas ocorre a partir de 28 de julho a 18 de agosto, de acordo com a data de inscrição de cada aluno.
Sobre o Projeto Guri:
Mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, desde 1995, nos períodos de contra turno escolar, cursos de iniciação musical, coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclados e percussão. Mais de 49 mil jovens fazem aulas nos mais de 410 polos distribuídos por todo o Estado de São Paulo. O Projeto Guri é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura.
Os mais de 370 polos distribuídos pelo interior e litoral do Estado, com cerca de 35 mil guris, são dirigidos pela Associação Amigos do Projeto Guri (Amigos do Guri), enquanto a gestão das unidades da Capital é feita pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura.
A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.