Um projeto aplicado na escola Airton de Medeiros ganhou repercussão entre pais e alunos da educação infantil matriculados na rede municipal de Valentim Gentil. Trata-se da ‘Sacolinha da História Viajante’.
Dentro da sacola, há uma historinha que deve ser lida pelos pais a seus filhos, e um caderno, para que as crianças façam a ilustração da narração. O material percorre todas as residências. Após completar o turno, a história é trocada, iniciando novo percurso.
O objetivo é estimular a criatividade. “Há necessidade de despertar nas crianças, ainda bem pequenas, o desejo pela leitura através de histórias fascinantes, como os contos, que orientam e aguçam a imaginação”, observa a professora Evelyn Marques Pereira, idealizadora do projeto. “A intenção é incentivar a leitura na família, pois é certo que as crianças se espelham muito nos pais”, acrescenta.
Para a educadora, a melhora no desenvolvimento intelectual dos alunos é notável. “Percebemos que eles ativaram a imaginação, contando a história que ouviram e criando outras”, relata Evelyn. “Além disso, as crianças aprenderam a esperar por sua vez de levar a sacolinha, tendo muito cuidado e zelo com a mesma”, ressalta.
Ao que tudo indica, os pais aprovaram a metodologia. “Minha filha evita faltar às aulas, pois fica na expectativa de ser sorteada (para levar a sacolinha)”, conta a auxiliar de serviços gerais, Alexandra Munhoz de Matos, 30, mãe de Gabrielly Letícia de Matos. A professora valentim-gentilense afirma ainda que, por meio do projeto, vários pais que não tinham o hábito de ler estão sendo incentivados, indiretamente, à prática da leitura.