quinta, 7 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Projeto de Tempo Integral nas escolas de Jales recebe mais materiais e terá ampliação em 2025

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem oferecido às famílias de baixa renda e crianças vulneráveis, efetivo e competente trabalho visando à superação de defasagens…

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem oferecido às famílias de baixa renda e crianças vulneráveis, efetivo e competente trabalho visando à superação de defasagens e dificuldades socioculturais que se manifestam na aprendizagem. Trata-se do Projeto de Tempo Integral que surgiu para garantir a esses alunos atendidos novas experiências, valores e conhecimentos por meio de atividades físicas, pedagógicas, artísticas e culturais. Em 2025 mais 93 vagas serão disponibilizadas nas três escolas que já oferecem Pré 1.

Em 2024, foi iniciado o trabalho em três salas do município, atendendo alunos do Pré l por sete horas diárias, nas escolas E.M. Prof. Eljácia Moreira, E.M. Prof. Iracema Pinheiro Candeo “Lola” e E.M. Prof. Oswaldo Soler, recebendo aprovação das famílias interessadas e procura por esta implantação gradativa.

Com isso, a ideia de ampliação foi colocada em prática e, para 2025, serão disponibilizadas mais três salas de Pré II, além da ampliação do horário das salas de Pré I e Pré II disponíveis na E.M. Oswaldo Soler para 9 horas.

“Nessa perspectiva, em busca da melhoria da qualidade do ensino, o município de Jales, no ano de 2025, pretende dar um salto na qualidade do ensino nas escolas que atendem em período integral, com uma visão de resgate social e desenvolvimento pleno do aluno, oferecendo a eles oficinas de: Arte, Corpo e Movimento; Recreação e Desporto; Letramento e Vida e Natureza”, informou a secretária municipal de Educação, Professora Dra. Adriana Campos.

Por essa razão, a Secretaria Municipal de Educação de Jales visa à implantação de uma concepção de Educação Integral que compreenda a permanência do aluno na unidade escolar durante maior tempo e com a realização de atividades que favoreçam a aprendizagem, promovendo competências necessárias ao desenvolvimento da cidadania. 

Com a pretensão de qualificar ainda mais o trabalho, as escolas receberam materiais esportivos diversificados e de qualidade para aplicação de aulas recreativas mais dinâmicas para enriquecer o ensino das crianças e realizar um trabalho voltado para o desenvolvimento do aluno de forma global.

E, além de receber esses materiais, a Secretaria de Educação também investiu na formação dos professores apresentando os materiais e dando a eles uma formação que estimule sua utilização e abra um leque de oportunidades de práticas envolvendo os materiais adquiridos. 

O projeto conta com o apoio da secretária, Prof. Dra. Adriana Campos, da supervisora Marlene Mastelari e dos técnicos Tamara Viota e Tiago Melo. que estão dando andamento e formando as equipes de gestão e coordenação e de professores.

Notícias relacionadas