A TV digital não é apenas foco de estudo da Comunicação. De olho em um novo nicho de mercado para atuarem, os profissionais de Sistemas de Informação também estão atentos para essa novidade.
Um projeto de pesquisa desenvolvido na Fundação Educacional de Fernandópolis por uma equipe de Sistemas foi destaque na Revista WebMobile sobre TV digital. O artigo tem a autoria das estudantes Maria Inez Nobukumi e Barlandara Salvani Ferreira e do professor Marcelo Luis Murari, todos do curso de Sistemas de Informação da FEF.
O artigo lembra que um dos maiores desafios da TV digital é a interatividade. E é nessa área que os profissionais de sistemas poderão atuar, desenvolvendo softwares que serão executados nos novos aparelhos de televisão. Os autores apresentam dois tipos de aplicativos que podem ser desenvolvidos: localmente ou em comunicação com a emissora.
No primeiro caso, o usuário simplesmente recebe o aplicativo e executa na sua TV, sem enviar dados de volta. São exemplos desses aplicativos os guias de programação, notícias e resultados de jogos. Já no segundo caso, a interatividade requer uma comunicação com a emissora, uma resposta do telespectador, e aí se pode incluir resposta a enquetes, compra pela TV, entre muitas outras possibilidades.
No artigo, os autores ainda apresentam a Java TV, uma plataforma utilizada para o desenvolvimento de aplicações para TV digital. A equipe da FEF ainda apresenta, passo a passo, o desenvolvimento de uma aplicação simples para TV digital utilizando a plataforma Java TV.
A WebMobile é uma revista de referência para desenvolvedores de softwares para web e para dispositivos móveis. A revista acompanhou o surgimento das novas tecnologias e hoje se apresenta como um veículo altamente segmentado para os desenvolvedores deste mercado.