sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Projeto de lei prevê vacina de prevenção ao HPV pelo SUS

Uma boa notícia no dia Internacional da Mulher. Projeto de Lei apresentado pela senadora Ideli Salvati, do PT de Santa Catarina prevê o acesso, por meio do SUS, à vacina…

Uma boa notícia no dia Internacional da Mulher. Projeto de Lei apresentado pela senadora Ideli Salvati, do PT de Santa Catarina prevê o acesso, por meio do SUS, à vacina de prevenção ao HPV para mulheres de baixa renda. O HPV é o vírus causador do câncer de colo de útero. Pesquisas apontam que 40 por cento das mulheres brasileiras com idade entre 16 e 24 possuem o vírus. O que lhes confere um alto risco de contrair o câncer de colo. Para que a mulher fique imune são necessárias três doses da vacina. O custo do tratamento é caro, fica entre mil e quinhentos a dois mil reais. Na avaliação da senadora, é melhor investir na prevenção do que gastar com o tratamento.

A gente espera que com isso caia o preço da vacina e a gente possa, inclusive, fazer o cálculo. Por que se prevenir pode ser caro, cuidar de uma doença que cresce exponencialmente, como o câncer de colo de útero, pode ser muito mais caro. Então o projeto tem esse objetivo de trazer o debate, de aprovar e de garantir no menor espaço de tempo que todas as mulheres brasileiras possam se prevenir do câncer de colo de útero tomando a vacina contra o vírus HPV.

A vacina contra o vírus HPV foi descoberta há dois anos por cientistas americanos. No Brasil, o uso e comercialização foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária em novembro do ano passado.

Notícias relacionadas