Uma boa notícia no dia Internacional da Mulher. Projeto de Lei apresentado pela senadora Ideli Salvati, do PT de Santa Catarina prevê o acesso, por meio do SUS, à vacina de prevenção ao HPV para mulheres de baixa renda. O HPV é o vírus causador do câncer de colo de útero. Pesquisas apontam que 40 por cento das mulheres brasileiras com idade entre 16 e 24 possuem o vírus. O que lhes confere um alto risco de contrair o câncer de colo. Para que a mulher fique imune são necessárias três doses da vacina. O custo do tratamento é caro, fica entre mil e quinhentos a dois mil reais. Na avaliação da senadora, é melhor investir na prevenção do que gastar com o tratamento.
A gente espera que com isso caia o preço da vacina e a gente possa, inclusive, fazer o cálculo. Por que se prevenir pode ser caro, cuidar de uma doença que cresce exponencialmente, como o câncer de colo de útero, pode ser muito mais caro. Então o projeto tem esse objetivo de trazer o debate, de aprovar e de garantir no menor espaço de tempo que todas as mulheres brasileiras possam se prevenir do câncer de colo de útero tomando a vacina contra o vírus HPV.
A vacina contra o vírus HPV foi descoberta há dois anos por cientistas americanos. No Brasil, o uso e comercialização foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária em novembro do ano passado.