Um Projeto de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Fernandópolis conquistou o prêmio de R$ 1.500,00 do primeiro lugar no XIV Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC realizado em São Paulo entre os dias 28 e 29 de novembro de 2014,
“Jogos eletrônicos acessíveis como ferramenta educacional utilizando o sensor Kinect” é o projeto do curso Sistemas de Informação da FEF que tem como desenvolvedores os alunos Adriel Silva, Rafael Lopes e Sandro Campos.
O projeto incorpora interfaces naturais com o usuário na criação de ferramentas educacionais acessíveis e o uso do sensor de jogos eletrônicos Kinect. O objetivo final é criar jogos que estimulem crianças em sala de aula. “A metodologia empregada é o uso do kinect associado a movimentação através do comando de voz”, explicou Rafael.
Ao planejarem o protótipo, os alunos pensaram na viabilidade e utilidade para crianças com necessidades especiais. “O Projeto foi originalmente construído pensando em jogos educacionais acessíveis para crianças com deficiência física, motora e visual, pretendemos ampliar o projeto a área da saúde, utilizando o kinect e a realidade virtual nos tratamentos de reabilitação”. Comentou Sandro.
O projeto foi desenvolvido em 2014 no Programa de Iniciação a Pesquisa – PIP da FEF. Os protótipos foram aprimorados e evoluídos, ao longo do tempo, até a versão atual. De acordo com os orientadores do projeto, Jefferson Antônio Ribeiro Passerini e Maria Betânia Ricci Boer, professores do curso de Sistemas de Informação da FEF, o protótipo ainda está em sua fase inicial e ganhará muitos outros prêmios.
O projeto já havia sido apresentado no XI Simpósio de Iniciação Científica da FEF e gerou muita repercussão. “Diversos alunos já nos procuraram para dar continuidade ao projeto, bem como apareceram novas e brilhantes ideias para outros projetos, que certamente serão desenvolvidos no PIP nos próximos anos”, complementou Paulo Nascimento, presidente da FEF.