Criado em 2006 para levar aos bairros de Fernandópolis serviços de utilidade pública, o projeto “Prefeitura no bairro” surgiu com o nome “Ação Cidadão”. O programa desenvolvido pela Prefeitura por meio do trabalho em conjunto das suas diretorias já serviu de exemplo para outros programas assistenciais realizados por instituições da cidade.
Ainda com o nome “Ação Cidadão” o projeto visitou 5 bairros, além do Distrito de Brasitânia. O Projeto oferece serviços na área de saúde, como exames preventivos, orientação e prevenção, atividades pedagógicas na área de educação, lazer e atividades esportivas na área de esportes, cultura, serviços sociais e estética, orientações no meio ambiente e agricultura e ainda assessoria jurídica.
Em 2007, durante as comemorações do 69º aniversário do bairro Brasilândia, a Prefeitura iniciou uma nova etapa do projeto com a participação de diversos segmentos da socidade como a Unicastelo, Sabesp e ETEC Paula Souza. O “Prefeitura no bairro” passou a contar com o atendimento do “Dr. Ônibus” – unidade móvel onde são realizados exames de prevenção de Câncer Bucal, Papanicolau e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis; o Coral de Violas e o Grupo Street Dance trouxeram música e dança de qualidade para o público e os alunos do curso de cabeleireiro da Diretoria de Bem Estar, supervisionados pelas professoras, põem em prática tudo que aprenderam cortando gratuitamente o cabelo das pessoas.
Este ano o projeto terá cinco edições que cobrirão todas as regiões da cidade. O primeiro “Prefeitura no bairro” de 2008 aconteceu sábado, dia 10 de maio, na Praça da Matriz. No período das 8h às 12h, a praça se transformou em um grande centro de informações e prestação de serviços à comunidade. As pessoas que estavam andando no centro da cidade à procura do presente do “Dia das Mães”, se depararam com uma grande estrutura montada pela Prefeitura para proporcionar a população atividades voltadas para o desenvolvimento da cidade e reduzir a exclusão social.
O programa municipal distribuiu por meio das diretorias de Agricultura e Meio Ambiente mais de 400 mudas de Oiti, Acácia e Ipê Amarelo e Roxo, acompanhadas por folhetos informativos sobre a forma correta de plantio. A equipe de saúde disponibilizou vacinas contra a gripe para idosos, fez exames e orientações de postura. O Centro de Zoonoses conseguiu um novo lar para 10 animais que foram adotados durante o evento. Cama elástica, escorregador, jogos e brincadeiras manuais fizeram a diversão da criançada que também conheceu a Biblioteca Volante. E com a apresentação do Coral de Violas e do grupo Street Boys a 1ª edição do “Prefeitura no bairro” foi encerrada.
Na quarta-feira, dia 14 de maio, das 16h às 20h, será a vez do bairro CAIC sediar o programa. Os bairros Brasilândia e Independente também receberão o programa, nos dias 24 e 31 de maio, respectivamente. E no dia 28 de maio, a sede do “Prefeitura no bairro” será a Escola “Koei Arakaki”.