segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Projeto criado na Unicastelo se transforma em ONG

O Projeto Ceres, projeto de extensão universitária da Unicastelo Campus Fernandópolis, criado por membros do curso de Agronomia em 2008, acaba de se transformar em uma ONG, a ABCERES (Associação…

O Projeto Ceres, projeto de extensão universitária da Unicastelo Campus Fernandópolis, criado por membros do curso de Agronomia em 2008, acaba de se transformar em uma ONG, a ABCERES (Associação Beneficente Ceres).

A entidade nasceu do trabalho de docentes e alunos do curso com o intuito de produzir, aproveitar e distribuir alimentos para as entidades filantrópicas e famílias em situação de vulnerabilidade do município. “O projeto propõe um esforço coletivo para garantir o direito básico à alimentação, atendendo às pessoas carentes do município de Fernandópolis, sendo uma iniciativa da coordenação do curso de Agronomia e que conta ainda com a participação do curso de Serviço Social”, explica Douglas Costa Martins, presidente da entidade.

Ceres, na mitologia, é a Deusa da Agricultura, da fertilidade da terra, dos cereais. O culto a Ceres foi introduzido em Roma com o intuito de acabar com a fome, onde a Deusa era invocada como a Deusa dos grãos.

Apoio
Segundo Douglas, nesses três anos de atividade, o projeto contou com o apoio imprescindível de vários voluntários e empresas do município, como a Agrícola Arakaki, que realiza doações de torta de filtro, um subproduto da produção de etanol rico em fósforo, nutriente essencial para o desenvolvimento dos vegetais, que vem sendo muito utilizado nas plantações de hortaliças.

Ele também destaca a produção de um CD de músicas sertanejas, que recebeu o a apoio de várias empresas (Unicastelo, Gigantão, Tomaladaka, Super Mercado Pessotto Cohab e Flex, AgroSementes, Metalfer, Deaço, Balanfer, Mega Ligt, Casa de Carnes Big Master, Frangão, Auto Posto Por do Sol, Angeluci Auto Posto, Galego Motos, Feirão do Alumínio e Auto Elétrico Stop Car). Toda a renda com a venda dos CDs foi revertida para as instituições assistidas pelo projeto.

Outra parceira de grande importância se iniciou no segundo semestre de 2011 com o produtor Eder Pelarin, que realiza doações de bananas ao projeto que também são repassadas às instituições.

Além das doações, o Projeto Ceres promove também um passeio com as crianças das instituições assistidas, o “Passeio Solidário”, realizado nas dependências da Unicastelo, quando as crianças conhecem a estrutura da universidade e sua trilha ecológica, com direito à piquenique.

“Agora, como ONG, o Projeto Ceres espera aumentar sua participação junto à sociedade e contribuir, ainda mais, com a erradicação da fome em nossa comunidade”, conclui Douglas. (Assessoria de Imprensa)

Notícias relacionadas