segunda, 23 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Projeto Cidade Limpa está confirmado em Fernandópolis em abril

Está confirmada a realização pelo segundo ano consecutivo do projeto Cidade Limpa, parceria com a TV TEM, em Fernandópolis. A ação está prevista entre os dias 06 e 30 de…

Está confirmada a realização pelo segundo ano consecutivo do projeto Cidade Limpa, parceria com a TV TEM, em Fernandópolis. A ação está prevista entre os dias 06 e 30 de Abril.

Na tarde da última quarta-feira 04, profissionais da Saúde, principalmente da Vigilância e CADIP, reuniram – se com representantes das secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente, e também da Santa Casa, Unicastelo e FEF, e com a articuladora da Atenção Básica da Diretoria Regional de Saúde – DRS XV. O encontro serviu para discutir estratégias de combate ao mosquito e reforçar as medidas de prevenção, monitorando caso a caso, suspeitos e/ou positivos notificados.

De Janeiro a Dezembro de 2013 foram registrados no município 1793 casos positivos, enquanto no mesmo período de 2014, o número baixou para 201 casos. Neste ano, foram notificados até o momento 20 casos positivos, e embora os números sejam considerados baixos, principalmente em comparação com as cidades da região, é preciso manter e até intensificar os cuidados.

Vinculado a Secretaria de Saúde existe um serviço estruturado permanentemente de ações no controle de casos de dengue que consiste em visitas casa/casa, visitas quinzenais em pontos estratégicos (cemitério, borracharias/pneus, ferro velho, reciclagem), visitas mensais imóveis especiais (hospitais, escolas, faculdades) e nebulização em casos confirmados, medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde.

NA REGIÃO

Várias cidades do Noroeste Paulista estão em alerta ou em situação de epidemia da doença. Somente este ano, foram registrados segundo a Secretaria Estadual de Saúde 34 óbitos por Dengue no estado. Dez mortes apenas na cidade de Catanduva.

Além dos trabalhos realizados pela administração municipal, para combater a Dengue é preciso que a população faça sua parte, mantendo sua casa livre de recipientes que possam servir de criadouros do mosquito. É importante descartar latas, garrafas, sacos e copos plásticos, embalagens, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos e evitar o acúmulo de água em vasinhos de plantas, jarros de flores, manter limpos e fechados caixa d`água, tambores, latões, cisternas, entre outros.

Aos primeiros sintomas (febre, dor de cabeça, dores nas articulações e no fundo dos olhos) a recomendação é procurar a Unidade de Saúde mais próxima e não se automedicar, pois essa medida atrapalha o diagnóstico. É muito importante que os órgãos responsáveis estejam informados de todos os casos para que o trabalho de bloqueio e nebulização seja realizado e impeça o surgimento de outros casos nas proximidades.

Lembrando sempre que nenhuma medida é totalmente eficaz sem a participação, conscientização e a sensibilização da população.

Notícias relacionadas