O Cata-Óleo, projeto ambiental do Rotary Club de Fernandópolis, realizou no último final de semana o armazenamento de 1.700 litros de óleo usado em apenas 40 dias de recolhimento nas residências e nos estabelecimentos comerciais de Fernandópolis parceiros do projeto.
O óleo arrecadado foi destinado para a empresa Fertibom para a produção de biodiesel.
Há alguns meses em execução em Fernandópolis, o Cata-Óleo tem o objetivo de estimular a preservação do meio ambiente, de forma sustentável, pelo reaproveitamento do óleo de fritura residencial e industrial.
De acordo com André Campos, presidente do Rotary Club de Fernandópolis, com o incentivo ao recolhimento do óleo nos estabelecimentos do ramo alimentício e nas residências, o projeto influencia diretamente no controle da degradação do meio ambiente e possibilita a retirada de milhares de litros de gorduras de frituras e restos de óleos acumulados quando não são mais utilizados nos restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis e domicílios de Fernandópolis.
“Pouco mais de um mês conseguimos atingir um número considerável de armazenamento de óleo, porém sabemos que Fernandópolis tem capacidade para recolher muito mais. Nossa meta é chegar ao recolhimento de 5.000 litros/mês.
Para isso, estamos buscando parcerias, como por exemplo, na Usina Noroeste Paulista em Sebastianópolis do Sul através da recente visita que fizemos para conhecer alguns projetos ambientais que a usina desenvolve. Precisamos da conscientização e o apoio de toda a comunidade e do comércio fernandopolense”, ressalta André.
Participe do projeto através do Disque Cata-Óleo no telefone 3442 3111. Basta armazenar o óleo e agendar a visita do representante do Cata-Óleo até a sua residência ou estabelecimento para fazer a retirada.
Os recursos adquiridos com o Cata-Óleo serão revertidos para o CAEFA (Centro de Apoio a Educação e Formação do Adolescente) com intuito de apoiar as ações de capacitação desenvolvidas com os adolescentes.