O projeto ambiental Cata-Óleo, do Rotary Club de Fernandópolis, reforçou a campanha socioambiental, praticada desde dezembro, firmando parceria com a SABESP.
O endosso aconteceu nessa semana, durante reunião entre o presidente do Rotary, Celso Pereira Martins e o diretor da Sabesp, núcleo de Fernandópolis, Antônio Carlos.
A parceria tem como objetivo estimular a campanha de preservação do meio ambiente, de forma sustentável, pelo reaproveitamento do óleo de fritura residencial e industrial. Por meio do incentivo ao recolhimento do óleo nos estabelecimentos do ramo alimentício e nas residências.
Com o reforço, Rotary e SABESP, através do DISQUE CATA-ÓLEO (17) 3442 3111, atuarão diretamente no controle da poluição e na retirada de milhares de litros de gorduras oriundas de frituras e restos de óleos que se acumulam nos esgotos, quando não são mais utilizados nos restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis e domicílios de Fernandópolis.
A execução do projeto está seguindo três módulos: “Mobilização e sensibilização” com a identificação das empresas, residências e entidades que queiram aderirem ao projeto. As “Ações de Qualificação” que estão estabelecendo parcerias para a coleta do óleo, E, a “Promoção”, onde os gestores do Cata-Óleo acompanham os estabelecimentos e residências determinando a freqüência ideal das coletas sem qualquer tipo de despesa.
De acordo com Celso Pereira Martins, presidente do Rotary Club de Fernandópolis, a parceria vem para intensificar o projeto, além de reforçar a credibilidade das ações já desenvolvidas.
Para o gerente, Antônio Carlos, a principal missão da SABESP é apoiar e ajudar projetos que contribuam para a melhor qualidade de vida da população. “A iniciativa do Rotary, com certeza, está contribuindo para um futuro melhor, em qualidade de vida, para a sociedade fernandopolense e para a SABESP é um prazer fazer parte deste projeto”, afirmou.
O óleo coletado está sendo armazenado e vendido e os recursos estão sendo revertidos para o CAEFA com intuito de apoiar as ações de capacitação desenvolvidas com os adolescentes.
Para outras informações ou participação no projeto o atendimento está disponível através do Disque Cata-Óleo (17) 3442 3111.