O Rotary Club de Fernandópolis lançou oficialmente no dia 1 de dezembro de 2010 o projeto ambiental Cata-Óleo.
O Lançamento contou com a participação do presidente do Rotary, Celso Pereira Martins, do representante do diretor da Sabesp núcleo de Fernandópolis, Oscar Agide Neto, do promotor de Justiça, Denis Henrique e do presidente da Associação de Amigos de Fernandópolis, Antonio Menezes de Assis, além de representantes de entidades, órgãos públicos e empresários.
O Cata-Óleo tem o objetivo de estimular a preservação do meio ambiente, de forma sustentável, pelo reaproveitamento do óleo de fritura residencial e industrial.
Por meio do incentivo ao recolhimento do óleo nos estabelecimentos do ramo alimentício e nas residências, o projeto vai influenciar diretamente no controle da poluição e possibilitar a retirada de milhares de litros de gorduras oriundas de frituras e restos de óleos acumulados em esgoto quando não são mais utilizados nos restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis e domicílios de Fernandópolis.
A implantação do projeto será dividida em três módulos: “Mobilização e sensibilização” na qual serão identificadas as empresas, residências e entidades com ações de mobilização dos empresários e profissionais do segmento com o objetivo de sensibilizá-los para as questões de preservação do meio ambiente, a partir da cultura da reciclagem e reaproveitamento de sobras.
O segundo módulo: “Ações de Qualificação” vai estabelecer parcerias para a coleta do óleo, mediante assinatura de um termo de acordo e responsabilidades e qualificar os estabelecimentos e residências, através de ações de orientação dos colaboradores que lidam diretamente com o óleo, visando o correto procedimento de coleta e armazenamento do produto.
O terceiro módulo: “Promoção”, os gestores do Cata-Óleo colocarão à disposição dos estabelecimentos um recipiente adequado para armazenar os óleos e gorduras.
Os estabelecimentos e residências serão acompanhados pela entidade para determinar a freqüência ideal das coletas sem qualquer tipo de despesa.
De acordo com Celso Pereira Martins, presidente do Rotary Club de Fernandópolis, a implantação do projeto partiu com dois princípios, favorecer o ambiente e realizar uma ação social. “Os recursos adquiridos com o Cata-
Óleo serão revertidos para o CAEFA com intuito de apoiar as ações de capacitação desenvolvidas com os adolescentes”, explica Celso.
Para mais informações ou participação no projeto o atendimento está disponível através do Disque Cata-Óleo (17) 3442 3111.