sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Projeto “Agenda Cidadã” é implantado na Biblioteca Municipal

Desde a última segunda-feira, 15, está em funcionamento na Biblioteca Municipal Prof.ª Cleusa Maria Papani de Queiroz o projeto “Agenda Cidadã”. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado,…

Desde a última segunda-feira, 15, está em funcionamento na Biblioteca Municipal Prof.ª Cleusa Maria Papani de Queiroz o projeto “Agenda Cidadã”.

O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, juntamente com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), promovido no município pela Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura.

O serviço é oferecido a toda comunidade gratuitamente, de segunda à sexta-feira, das 09h às 15h, através de 04 microcomputadores doados pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com recursos do Ministério da Cultura, para acesso livre à internet, além dos serviços específicos da plataforma “Agenda Cidadã”.

O objetivo é promover o acesso à informação e à leitura para tornar as bibliotecas espaços que verdadeiramente transformam a realidade das pessoas e auxiliam o fortalecimento das comunidades.

Mais informações na Secretaria de Esportes Lazer e Cultura no 3442 3797 ou na Biblioteca Municipal no 3462 6153.

O que é o Projeto “Agenda Cidadã”?

O projeto visa oferecer um serviço especializado de acesso a informações que contribuam com a qualidade de vida da comunidade. As bibliotecas devem ser espaços que contribuam com a formação de cidadãos, dispondo dos insumos necessários para garantir acesso à informação e à leitura. Portanto, são objetivos desse projeto:

· Facilitar ao cidadão o acesso a informações de interesse social às quais ele não teria acesso com a mesma facilidade sem a organização proporcionada por esta ferramenta;
· Ampliar os serviços prestados pelas bibliotecas públicas à comunidade;
· Integrar a biblioteca pública com sua comunidade;
· Garantir acesso gratuito à internet aos usuários;
· Capacitar os profissionais das bibliotecas para construir os produtos da “Agenda Cidadã”.

Sabemos que atualmente é impossível conceber uma Biblioteca sem que ela tenha serviço de acesso à internet aos seus usuários. Isso porque são as bibliotecas que podem e devem orientar/ensinar os usuários a selecionarem as melhores fontes de informação disponíveis no ambiente virtual. Ir além de uma simples busca no Google ou participação em redes sociais. A biblioteca pode contribuir com a inclusão digital de seus usuários, como também, por meio do acesso à internet, ampliar seus serviços.

A “Agenda Cidadã” seguirá a mesma metodologia já empreendida na Biblioteca de São Paulo (BSP), que vem fazendo um atendimento específico a determinados grupos de usuários, levantando os problemas do cotidiano de seus frequentadores, identificando dificuldades de obtenção de informações, buscando dar os insumos para que as pessoas possam ter mais autonomia e conhecimento.

Notícias relacionadas