domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Programa eleitoral de candidato diz que Golpe de 64 foi revolução

Golpe No primeiro dia de campanha no rádio e na TV, o programa do candidato Marco Casale (PSL) citou que o Golpe Militar de 1964 foi uma “revolução”. O trecho…

Golpe
No primeiro dia de campanha no rádio e na TV, o programa do candidato Marco Casale (PSL) citou que o Golpe Militar de 1964 foi uma “revolução”. O trecho com a citação ocorre logo no começo do programa, quando o narrador apresenta Casale. “Ele nasceu em 1963, “um ano antes da revolução de 64”.

Geisel explica 1
Um dos períodos mais tenebrosos da história do país, a Ditadura Militar (1964-1985) sufocou a Democracia, torturou e matou opositores. O ex-presidente Ernesto Geisel (1974-1979), inclusive, afirmou na década de 1980 que o Golpe de 1964 não foi revolução.

Geisel explica 2
“O que houve em 1964 não foi revolução. As revoluções fazem-se por uma ideia, em favor de uma doutrina. Nós simplesmente fizemos um movimento para derrubar João Goulart. Foi um movimento contra, e não por alguma coisa. Era contra subversão, contra a corrupção. Em primeiro lugar, nem a subversão e a corrupção acabam. Você pode reprimi-las, mas não as destruirá. Era algo destinado a corrigir, não construir algo novo, e isso não é revolução”, disse Geisel. Para quem duvidar, a citação está no primeiro livro de Gaspari “As Ilusões Armadas – Ditadura Envergonhada”.

Notícias relacionadas