sábado, 16 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Programa coleta pneus velhos para reutilização

Desde sua criação, início de 2007, o “Ecoponto” de Fernandópolis, implantado pela Prefeitura em parceria com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), são recolhidos, em média, por mês…

Desde sua criação, início de 2007, o “Ecoponto” de Fernandópolis, implantado pela Prefeitura em parceria com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), são recolhidos, em média, por mês 4 mil pneus sem utilidade. Devido ao arrastão de combate a dengue realizado este mês, o número pode chegar a 6 mil unidades.

Antes da parceria entre Prefeitura e Anip, os pneus eram depositados a céu aberto no aterro sanitário. Com a implantação do ecoponto municipal, eles são guardados em um galpão coberto no Recinto de Exposições Percy Waldir Semeghini, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue.

Segundo o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), cerca de 22 milhões de pneus são trocados anualmente no país, sendo 46,8% que podem retornar ao mercado reutilizados e 53,2% inservíveis. Cerca de 26,5% tem destinação regulamentada para transformação em combustível de fábricas de cimento, solados de sapatos, tapetes para carros, além de uso na construção civil.

Notícias relacionadas