Cerca de 60 professores seletistas da rede municipal de ensino infantil participaram da palestra “A Escola dos Meninos Felizes”, promovida pela Diretoria de Educação da Prefeitura. O evento aconteceu na Escola Técnica Paula Souza, dia 30 de outubro.
A palestra, baseada no trabalho do professor da PUC e presidente da UPCME (União Paulista de Conselheiros Municipais de Educação) Arthur Costa Neto, que gira em torno dos tipos de educação infantil, foi apresentada aos educadores pela assistente técnico-pedagógica da Diretoria Municipal de Educação, Sandra Cristina Badaró. Através de recursos áudios-visuais a pedagoga realizou atividades práticas relacionadas a ousadia, solidariedade, sensibilidade, esperança, qualidade e realidade; virtudes que o educador precisa ter e empregar em suas aulas.
“Através deste trabalho procuramos chegar mais próximo do coração de nossas educadoras, sensibilizando-as da grande tarefa que é o trabalho pedagógico na fase de zero a seis anos”, revela Sandra Badaró.
De acordo com a pedagoga, o encontro com os professores teve como objetivo oferecer maneiras de promover a educação solidária e participativa, fomentando o conhecimento de forma criativa e prazerosa, com o apoio da ludicidade. A palestra, assim como o trabalho do professor Arthur Neto, foi baseada no livro “A Escola dos Meninos Felizes”, do escritor Gudrun Pausewang. A obra mostra uma escola onde não se aprende apenas o ABC, mas se aprende a cavalgar sonhos. Também não se aprende a olhar para o quadro-negro meio dormindo, mas a navegar por sobre as nuvens.