domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Professores de História participam de congressos internacionais

Os professores do curso de História da FEF participaram de dois congressos internacionais em novembro. De 10 a 13 de novembro, em Recife (PE), aconteceu o XII Simpósio Internacional Processos…

Os professores do curso de História da FEF participaram de dois congressos internacionais em novembro. De 10 a 13 de novembro, em Recife (PE), aconteceu o XII Simpósio Internacional Processos Civilizadores, evento promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco.

“Civilização e Contemporaneidade” foi o tema central do Simpósio, que já se constitui como um dos eventos mais prestigiados da América Latina. Na programação, conferências, workshops e sessões de comunicação. Em uma destas sessões, intitulada “Modos de Civilização”, o professor doutor Humberto Perinelli Neto (coordenador e docente do curso de História) e o professor doutor Rodrigo Ribeiro Paziani (docente dos cursos de História, Geografia e Pedagogia) apresentaram trabalho científico.

O outro evento em que os professores da FEF estiveram presentes foi o II Congresso Internacional de História, que aconteceu de 19 a 22 de novembro, no Campus de Goiabeiras, em Vitória (ES). O evento foi fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo e a Université de Paris-Est. O tema central do Congresso foi “Cidade, cotidiano e poder”. O evento – que contou com intelectuais das áreas de Ciências Humanas de universidades brasileiras e do exterior – teve na programação conferências, comunicações coordenadas e comunicações livres.

Na sessão de comunicações livres, os professores Humberto e Rodrigo (o segundo, na foto, com os colegas da sessão de comunicação), também estiveram presentes e apresentaram outro trabalho científico, bastante elogiado por aqueles que marcaram presença na sessão.

Para os docentes, os eventos foram considerados um sucesso. E mais do que isso, representaram uma oportunidade singular de divulgação de dois trabalhos científicos relacionados ao grupo de pesquisa ao qual são membros (CIER) e, principalmente, de levar o nome e o peso acadêmico da Fundação Educacional de Fernandópolis a congressos internacionais.

Notícias relacionadas