quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Professores dão aula para crianças mesmo sem habilitação

Pelo menos vinte professores que atuam nas Emeis (Escolas Municipais de Ensino Infantil) em Rio Preto estão em situação irregular, já que não têm habilitação para o setor. A secretária…

Pelo menos vinte professores que atuam nas Emeis (Escolas Municipais de Ensino Infantil) em Rio Preto estão em situação irregular, já que não têm habilitação para o setor. A secretária da Educação Duda Laguna reconhece o problema, mas entende que, mesmo sem habilitação esses professores podem continuar na rede.

Os professores irregulares foram contratados através de concurso público realizado em 1999 e até hoje a situação não foi resolvida. Para Laguna, eles precisam continuar onde estão lotados, “esses professores não podem ser transferidos para outras Emeis, apenas para o ensino fundamental”, explica.

A secretária não vê problema mesmo com a irregularidade, “não considero uma irregularidade, esses professores apenas não têm habilitação, mas têm experiência. É isso que conta”. Ela remeteu o caso para o Conselho Municipal de Educação, “vou aguardar a manifestação do Conselho sobre o assunto”, afirmou.

Para a presidente do Conselho de Educação, professora Vera Bechuate, a situação não incomoda, “não há uma irregularidade, pois os professores, embora não tenham habilitação, estão trabalhando, pois têm experiência”. Ela também defende uma medida que permita que esses professores possam se habilitar na área.

Segundo Vera, somente em novembro o Conselho de Educação deverá emitir um parecer sobre o assunto, “o Conselho está discutindo o tema, mas entendo que o caminho será manter os professores na rede e permitir a habilitação deles”. Bechuate justifica que no Estado há situações semelhantes.

Notícias relacionadas