quarta-feira, 25 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Professores da Unicastelo lançam livro de Ovinocultura

A Unicastelo oficializou, no último dia 18 de novembro, o lançamento do livro “Ovinocultura no Noroeste Paulista”, em cerimônia realizada no Anfiteatro do Hospital Veterinário do Campus Fernandópolis. O evento…

A Unicastelo oficializou, no último dia 18 de novembro, o lançamento do livro “Ovinocultura no Noroeste Paulista”, em cerimônia realizada no Anfiteatro do Hospital Veterinário do Campus Fernandópolis.

O evento coroou um esforço que envolveu acadêmicos, entidades e empresas que tem na ovinocultura uma perspectiva de futuro promissor para o agronegócio regional.

O livro é um fruto de um projeto que o Prof. André da Cruz França Lema, do curso de Agronomia, iniciou há aproximadamente cinco anos, quando percebeu um grande interesse por produtores da região do noroeste paulista pela ovinocultura.

Essa era uma atividade muito promissora que se iniciava, entretanto os produtores tinham dificuldade com a nova atividade, pois havia pouca literatura específica e os problemas principalmente de manejo e sanidade são muito específicos, tornando inválidas as experiências adquiridas em outras regiões, tradicionalmente Rio Grande do Sul e Nordeste.

Com apoio do Prof. Humberto Cáfaro filho, coordenador de planejamento do Campus de Fernandópolis, foi firmada parceria com a Agropecuária Cáfaro, que passou a patrocinar as atividades de pesquisa e TCC dos alunos envolvidos.

O professor Lema direcionou essas atividades para atender a necessidade de informação dos produtores regiões.

No final, foram selecionados os melhores trabalhos de oito alunos que compõem a maior parte do material bibliográfico do livro, que, revisado e atualizado, forma um importante material bibliográfico de apoio a criadores e pesquisadores.

Segundo Cáfaro, o objetivo do trabalho é oferecer informações relevantes e incentivar os produtores rurais, principalmente pequenos e médios, a investirem numa atividade lucrativa e que possa ser explorada em áreas dominadas pela cana de açúcar.

Com esse intuito, todos os autores abriram mão dos direitos autorais, e, através da Secretaria de Agricultura do Município de Fernandópolis e do Sindicato Rural, foi feito um contado com a FAESP/SENAR, que patrocinou integralmente todos os custos de impressão do livro, que será distribuído inicialmente sem custo.

Notícias relacionadas