Professoras efetivas da rede municipal de Meridiano, vem lutando pela Lei do Piso Salarial reajustado pelo Governo Federal em 33,24%, oficializado em 4 de fevereiro por meio da Portaria nº 67 do Ministério da Educação.
A prefeita concedeu um reajuste de 10.74% aos servidores públicos municipais retroativos a 1º de janeiro de 2022, por meio da Lei Complementar 205/2022, baseado na reposição da inflação (IPCA).
O detalhe é que os vereadores aprovaram em janeiro de 2022 esse índice e o piso salarial dos profissionais do Magistério, sancionada pela Prefeita Márcia Adriano e que deveria ter sido pago em fevereiro, e não foi.
A prefeita não está cumprindo a lei que ela mesmo sancionou e os professores vem travando uma luta incansável para que a mesma faça a reposição salarial que é de direito aos professores da Rede. Após muitas reuniões e conversas com o seu jurídico o que se ouve são pedidos de espera.
A demora na elevação para o valor do piso nacional causou indignação aos professores Municipais que querem o cumprimento da lei federal para categoria.
A prefeita Márcia Adriano fez o cumprimento da lei Federal apenas para professores celetistas, o que deixa o grupo de professores mais indignados pela situação.
“Infelizmente estamos indo para o mês de junho e até agora não tivemos nenhuma informação sobre nossos direitos”, disse uma professora efetiva. Para ela, o cumprimento da lei só favoreceu os professores celetistas.