

O professor Israel Lisboa Júnior será julgado pelo Tribunal do Júri em Mirassol, na próxima quinta-feira (18), pelo atropelamento de 16 pessoas durante um protesto na rodovia Washington Luís (SP-310), em novembro de 2022. O caso, que teve grande repercussão, envolveu duas crianças de 10 e 11 anos e dois policiais militares entre as vítimas.

De acordo com o Ministério Público, Israel dirigia seu carro no sentido São José do Rio Preto quando, ao se deparar com o bloqueio na pista, teria acelerado contra os manifestantes. A denúncia aponta que o impacto foi forte, com pessoas sendo arremessadas e atingidas pelo veículo.
A acusação é de 16 tentativas de homicídio qualificado, pois o Ministério Público entende que o professor agiu de forma a dificultar a defesa das vítimas e com dolo eventual, ou seja, assumindo o risco de matar.
O juiz Marcos Takaoka, da 3ª Vara de Mirassol, acatou a denúncia em 2022 e decidiu que o caso deveria ser julgado pelo júri popular. Israel foi preso em flagrante no dia do acidente, mas foi solto provisoriamente quatro meses depois. Se condenado, ele poderá receber penas que variam de 6 a 20 anos de prisão por cada vítima.













