O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), aplicado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, realizou, na noite da última quinta-feira, 27 de junho, em Valentim Gentil, a formatura de 179 alunos do 5º ano do ensino fundamental, da escola municipal “Vicente Santoro”.
O evento contou com a presença do Capitão Edson Fávero, comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar, com sede em Votuporanga; do Sargento Celso Rogério Baldan, comandante do destacamento policial de Valentim Gentil; do 3º Sargento Sérgio Rodrigo Ramalho Matta, comandante da Base Comunitária do Corpo de Bombeiros do município; dos policiais Kleber Troiani e Sidnei Macelani, instrutores do PROERD; entre outros militares.
Também estiveram presentes a prefeita municipal, Rosa Caldeira, e os vereadores Fabiano do Gustinho, Gilvan Helder de Souza, Sérgio Ladeira e Zete Maranini, além de professores, familiares e convidados dos alunos, totalizando mais de 500 pessoas, que lotaram o pátio da escola.
Durante a formatura, aconteceram várias homenagens aos alunos, policiais e familiares. Os estudantes também fizeram, perante todos os presentes, o juramento para não se envolverem com drogas e cantaram a música “É preciso saber viver”, além do hino do PROERD. Por fim, os 179 formandos receberam seus certificados de conclusão do programa das mãos de seus professores e instrutores.
A prefeita Rosa Caldeira enalteceu o brilhante trabalho realizado pelos policiais e professores e o envolvimento dos pais no projeto, destacando a importância social do PROERD, cujo lema é “Nossas crianças de bem com a vida”.
Por sua vez, o capitão Edson Fávero destacou que a Polícia Militar já efetuou dezenas de milhares de prisões por tráfico de drogas no estado de São Paulo e que “somente prender não resolve”. “Com base nesta experiência, disponibilizamos policiais para trabalharem preventivamente com as crianças, em conjunto com a escola e a família”, frisou.
Uniformes
O capitão Edson Fávero ainda pediu uma salva de palmas para a prefeita Rosa Caldeira, pela iniciativa de ceder uniformes para os alunos do PROERD, sendo a primeira turma uniformizada do programa na história da cidade. “Isto é parceria. Fazendo este investimento a prefeita demonstrou uma sensibilidade muito grande com a educação, pois estes uniformes ficarão guardados pelo resto da vida”, destacou Fávero, que relatou ter estudado da 1ª a 8ª série na escola “Vicente Santoro”, onde também trabalhou como servente de alunos, antes de tornar policial.