domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Procon registra aumento de 15% em reclamações no semestre

O Procon de Votuporanga registrou neste último semestre um aumentou de 15,28% no número de reclamações, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados mostram também que houve…

O Procon de Votuporanga registrou neste último semestre um aumentou de 15,28% no número de reclamações, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados mostram também que houve mudanças no perfil das reclamações, em que empatam as categorias de produtos e assuntos financeiros e diminui as reclamações sobre telefonia.

Em 2006, de 1º de setembro a 27 de dezembro, o Procon atendeu 568 reclamantes em várias áreas. Depois dos serviços de telefonia fixa que sempre lideraram o ranking, as instituições financeiras aparecem com o maior número de reclamações com 81 processos e 60 processos na categoria de produtos.

Já neste ano, no mesmo período, o cenário é outro. O Procon aponta um aumento de 15,28% no atendimento, totalizando 773 reclamações. Produtos e serviços financeiros subiram e empataram, registrando 223 processos. Já as reclamações sobre telefonia fixa caíram para 121 no total.

No relatório apresentado, há divisões entre consultas, cartas enviadas e reclamações oficializadas, mas no geral todas são entendidas como reclamações. De acordo com a diretora do Procon de Votuporanga, Andréa Thomé, o crescimento das reclamações em produtos é entendido como maior poder de compra da população, já que os assuntos financeiros e de telefonia quase que se classificam como serviços essenciais. Com relação aos serviços de telefonia, o Procon mantém canal direto com as empresas e isso tem favorecido uma comunicação mais eficaz, reduzindo o número de reclamações.

Como esclarece a diretora, nessa época do ano crescem as compras de móveis e eletroeletrônicos e para evitar futuras complicações ela fornece dicas que podem ajudar nestes momentos.

Notícias relacionadas