sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Procon fará encontro regional em Votuporanga sobre mudança na telefonia

A Fundação Procon SP promoverá uma reunião de trabalho em Votuporanga com representantes de órgãos regionais para debater as dificuldades da população em lidar com o novo sistema de cobrança…

A Fundação Procon SP promoverá uma reunião de trabalho em Votuporanga com representantes de órgãos regionais para debater as dificuldades da população em lidar com o novo sistema de cobrança da tarifa telefônica feita por minutos. A confirmação do evento foi feita nesta manhã (09/04) pela diretora do Procon local, Andréa Thomé, designada representante regional junto à Diretoria de Relações Institucionais da Fundação Procon.

Cerca de 15 unidades serão convidadas para o encontro que será realizado no auditório da Secretaria da Educação e Cultura em data a ser definida pelo Procon SP.

Andréa explica que serão levantadas as dificuldades da população em lidar com a conversão da tarifação de pulso para minuto e as deficiências da empresa de telefonia quanto ao novo plano para que seja formulada uma pauta de reivindicação que será encaminhada aos órgãos competentes. Serão discutidas ainda as providências que devem ser tomadas por cada Procon frente às reclamações dos consumidores.

A reunião foi um pedido de Andréa enquanto representante regional, já que a mudança começou a ser implantada por São José do Rio Preto. “O novo sistema começou por aqui até chegar aos grandes centros. Portanto, é importante que possíveis falhas constatadas pelos Procons do Noroeste Paulista sejam encaminhadas aos competentes e as empresas de telefônica, para que sejam corrigidas antes de atingir todo o Estado e provocar danos aos consumidores”, esclarece.

Palestra
Aproveitando a vinda do diretor de Relações Institucionais do Procon SP, Robson Santos Campos; a diretora do Procon Votuporanga, Andréa Thomé, está buscando viabilizar uma palestra para toda a população, cujo tema será “Publicidade e a Proteção e Defesa do Consumidor”.

Alterações no sistema
Algumas sugestões para melhor funcionamento da cobrança em minutos foram encaminhadas pela Fundação Procon-SP em reunião com a Telefônica no último dia 30 de março. A empresa já se comprometeu a fazer alterações na divulgação das novas regras de telefonia. Outras sugestões estão sendo analisadas, mas a Telefônica já concordou em adotar três novos procedimentos nos próximos dias: compromisso de não fazer a publicidade conjunta dos planos Básico e Pasoo com os planos alternativos da empresa; utilizar uma linguagem mais didática sobre as diferenças entre os planos; manter um menu de call center exclusivo para os esclarecimentos dos planos obrigatórios.

O Procon-SP entende que o consumidor tem o direito de obter ampla informação sobre os dois planos de oferta obrigatória, o Plano Básico e o Pasoo, antes de optar por um dos modelos. Nesse sentido, o cliente deve conhecer seu perfil de consumo (total de minutos, duração das ligações, valor da conta etc.) e ter informações transparentes sobre as novas regras.

Notícias relacionadas