quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Procon autua padarias por vender pão por unidade

Nove padarias do Rio foram autuadas nesta sexta-feira por fiscais do Procon (Programa de Defesa do Consumidor) por cobrarem pães por unidade, e não por peso. A mudança, prevista na…

Nove padarias do Rio foram autuadas nesta sexta-feira por fiscais do Procon (Programa de Defesa do Consumidor) por cobrarem pães por unidade, e não por peso. A mudança, prevista na portaria 146 do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), entrou em vigor há uma semana.

De acordo com o governo do Rio, foram fiscalizadas no total 33 padarias instaladas nas cidades de Petrópolis, Niterói e Maricá, e na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio). Os proprietários das padarias autuadas têm dez dias para apresentar uma justificativa ao Procon.

Caso ela não seja aceita, eles poderão ser multados em valores que variam de 200 a 3 milhões de Ufirs, o equivalente a cerca de R$ 339 e R$ 5,9 milhões, respectivamente.

Na portaria, o Inmetro determina que a indicação do preço do quilo do pão deve ser grafada com dígitos de no mínimo cinco centímetros de altura e afixada próxima ao balcão de venda, em local fácil de ser visto pelo consumidor.

O novo método de cobrança foi escolhido por meio de uma consulta pública promovida durante dois meses. Naquela ocasião, mais de 70% dos 1.041 entrevistados disseram preferir comprar o pão por quilo; mais de 29% afirmaram preferir a compra por unidade; e menos de 1% disseram ser favoráveis às duas formas.

Notícias relacionadas