Rafael Fischmann, fundador e editor-chefe do MacMagazine, site brasileiro voltado aos entusiastas dos produtos da Apple, surpreendeu seus leitores com um desabafo.
Ele próprio identificado como “Macmaníaco” teve um problema com a tecla “S” de seu MacBook Pro e acabou tendo que gastar R$ 2,1 mil para consertar. Segundo o longo relato publicado no site, ele perdeu o prazo para o plano de garantia estendida da empresa – AppleCare – e teve que torcer para não ter problemas. Até que o “S” começou a ficar preso no teclado. Em poucos dias, quebrou de vez.
Ele sabia que teria que gastar dinheiro, porque provavelmente trocaria o teclado inteiro por conta da tecla. Mas descobriu que seria bem pior. Para trocar o “S”, a autorizada da Apple teria que trocar todo a carcaça do computador, o que incluía o “S”, claro, o teclado inteiro, a parte de alumínio inteira em volta do teclado, o trackpad (que substitui o mouse) e até mesmo a bateria. A conta: R$ 2,1 mil, 25% do preço total gasto com a máquina em 2015.
Fischmann assume o erro por ter perdido o prazo, mas faz coro com uma das maiores críticas feitas aos computadores da empresa. “A Apple está empurrando para o consumidor a responsabilidade de arcar com custos inerentes a uma construção falha do seu computador, que prioriza alguns milímetros de espessura a menos no lugar de acessibilidade técnica e possibilidade de reparos”, afirmou. “Então é isso, Apple. Obrigado por essa incrível satisfação que você está me dando frente ao meu problema”, concluiu o “Macmaníaco” no site MacMagazine.