Enquanto o Brasil coloca o sertanejo de Jorge e Matheus no topo das vendas de discos e o Reino Unido não resiste em comprar “Ghost Stories”, do Coldplay, quem está mandando nas paradas dos Estados Unidos neste primeiro semestre de 2014 é uma princesa. Da Disney, não da música pop.
A animação “Frozen – Uma Aventura Congelante” conquistou a quinta maior bilheteria da história do cinema e, de quebra, imprimiu sua marca nas paradas musicais. A produção marca a volta do estúdio Disney à arriscada tradição de lançar canções originais para os personagens, que no passado fez com que a trilha sonora de “O Rei Leão” se tornasse a mais vendido na categoria animação.
Impulsionada pelo hit grudento “Let It Go”, a estratégia se mostrou atemporal e agradável ao gosto musical heterogêneo dos norte-americanos, que se divide entre o pop, o R&B, o country e coletâneas de sucesso. O álbum com a trilha sonora desbancou Beyoncé, Coldplay, Katy Perry e Lorde, e se tornou o disco mais vendido dos Estados Unidos do primeiro semestre com 2,6 milhões de cópias vendidas.
“Frozen”, a trilha sonora, vendeu nada menos que quase 4 vezes mais que o segundo lugar, ocupado pelo álbum lançado por Beyoncé, de surpresa, em dezembro passado. A cantora vendeu “apenas” 702 mil cópias do novo disco.
Além de ser o único álbum a ultrapassar a marca de mais de um milhão de cópias, “Frozen” é o terceiro disco a conseguir essa façanha na história, segundo o Nielsen SoundScan, sistema que monitora as vendagens nos Estados Unidos e Canadá.
A última vez que uma trilha sonora roubou a cena assim foi com “High School Musical”, que vendeu 2,6 milhões de cópias no primeiro semestre de 2006. E terminou como álbum mais vendido daquele ano, com 3,7 milhões.
O que faz crer que “Frozen” pode muito bem fechar o ano como o álbum mais vendido dos Estados Unidos. Se isso se concretizar, Katy Perry, Lady Gaga e Beyoncé podem lamentar: a verdadeira princesa do pop se chama Elsa.
“Let it Go”
Com música e letra de Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez, “Let it Go” venceu o Oscar de melhor canção original. “Ordinary Love”, trilha de U2 para o filme “Mandela: Long Walk to Freedom”, e “Happy”, megahit que Pharrell compôs para outra animação, “Meu Malvado Favorito 2”, também concorriam na categoria, mas ficaram para trás.
A canção foi apresentada na premiação pela cantora Idina Menzel, que dubla a personagem no filme original e é um nome mais conhecido dos musicais da Broadway do que das paradas da música pop.
A cantora Demi Lovato gravou um clipe para a música, que ganhou versão também em espanhol com o título de “Libre Dstoy”. No Brasil, a canção virou “Livre Estou” e é defendida por Taryn Szpilman, responsável pela dublagem do filme em português.
E não faltam versões de “Let it Go” em plataformas de vídeos e redes sociais. Até mesmo Pearl Jam chegou a cantar um trecho da canção durante a música “Daughter”.
Veja os dez discos mais vendidos nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2014:
1- Trilha sonora, “Frozen” – 2,696 milhões
2- Beyoncé, “Beyoncé” – 702 mil
3- Eric Church, “The Outsiders” – 642 mil
4- Lorde, “Pure Heroine” – 641 mil
5- Coldplay, “Ghost Stories” – 589 mil
6- Vários, “Now 49” – 482 mil
7- Luke Bryan, “Crash My Party” – 455 mil
8- Katy Perry, “Prism” – 453 mil
9- Vários, “Now 50” – 452 mil
10 – Pharrell Williams, “Girl” – 452 mil