O primeiro final de semana da oitava edição do Festival Literário de Votuporanga – FLIV foi marcado pela grande variedade de atrações gratuitas, que têm atraído milhares de pessoas de toda a região para o Parque da Cultura, desde a última sexta-feira (7/9).
O primeiro dia de festival foi marcado pela cerimônia oficial de abertura, que contou a presença do prefeito João Dado, do vice-prefeito Renato Martins, representantes da Câmara de Vereadores, de diversas outras lideranças e patrocinadores. Logo após a solenidade, o Palco Principal do evento foi tomado por um grande show do cantor e compositor Moraes Moreira, que também participou de um bate-papo com o público no sábado (8/9), no Galpão Fliv.
Ao longo do final de semana, a programação teve início logo pela manhã, a partir das 9h, com dezenas de atrações, como: oficinas de literatura e escrita criativa, coordenadas pelos escritores Michel Yakini e Reynaldo Bessa; sessões de contação de histórias, com Dani Ribeiro, Cia. Entre Aspas e Janine Rodrigues; mesa-redonda com escritores votuporanguenses, mediada pelo curador do FLIV, Reynaldo Damazio; e espetáculos circenses, teatrais e de dança.
No período noturno, um grande público se reuniu nas proximidades do Palco Principal para assistir ao show do músico paulista Kiko Zambianchi, que agitou a plateia com sucessos como “Primeiros Erros”, “Eu Te Amo Você” e “Hey, Jude”, no sábado (8/9); e também à apresentação do autor homenageado do FLIV 2018, o multiartista Arnaldo Antunes, que marcou presença com canções como “Fora de Si”, “Põe Fé Que Já É” e “Serenata de Domingo”, além de uma versão acústica de “Exagerado”, grande sucesso composto por Cazuza.
Após os shows no Palco Principal, a música continuou tomando conta do evento no palco do Galpão FLIV, onde foram realizados saraus, comandados pelos conjuntos locais Os Partideiros, Canevettes Rock n’ Roll Band e Dona Maria.
Outro destaque foi a presença do ator cubano Jose Antonio Alonso, da Cia. Teatro del Caballero, que além de ministrar uma oficina de impostação de voz e dinâmicas corporais, também se apresentou na sala Cinema Cultural do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, com o monólogo teatral “De Paris, un Caballero”, no sábado (8/9).
O público também pode usufruir de toda as áreas externas do Parque da Cultura, onde foram realizadas diversas atividades ao ar livre, como aulas livres de yoga, slackline, danças urbanas e ballet aéreo, além de competição de vôlei, intervenções artísticas e dançantes, apresentações folclóricas, disputas de rimas e oficinas de artesanato, artes musicais e papercraft.
As atividades continuam nesta terça-feira a partir das 7 horas. Veja a programação em www.flivotuporanga.com.br