O primeiro dia de lockdown em Rio Preto começou com movimento muito menor que o normal nas ruas e avenidas da cidade, como era esperado. Na cidade, até dia 31, é proibido sair de casa – exceto em casos de saúde ou trabalho.
Os supermercados e restaurantes, por exemplo, só podem funcionar com esquema de delivery e a reportagem do sbtinterior.com já relatou problemas. O gerente de um deles, Rafael Gustavo Silva, disse que, só hoje, o estabelecimento que ele trabalha já recebeu mais de 100 pedidos de entregas, o que deve provocar atrasos.
“Vão ficar acumulados [os pedidos], já que o supermercado possui somente quatro veículos para atender a demanda”, explicou.
Outro problema identificado foi o de abastecimento de frutas e legumes. A Ceagesp, responsável pelo serviço, amanheceu fechada e muitos produtos não foram entregues.
“Fui pego de surpresa porque achei que o restaurante não pudesse funcionar. Precisei reduzir o número de funcionários e, agora, se receber muitos pedidos, acho que vou ter problemas com as entregas”, disse Alceu Thomé, proprietário de um restaurante da cidade.
TUDO PARADO
O lockdown imposto na cidade e em outros municípios da região também traz restrições para evitar a circulação de veículos. Nos postos de combustíveis, só é permitido abastecer com um documento com autorização do poder público, que pode ser impresso no site da prefeitura da cidade. O serviço de transporte coletivo também deixou de funcionar na cidade e só deve retornar na segunda-feira (22).
De acordo com a repórter Joice Cremonesi, do SBT Interior, o movimento nesses estabelecimentos também já era muito menor. “Há poucas pessoas circulando. O movimento é muito menor”, disse.