Nos dois últimos dias, 5 e 6 de junho, Votuporanga sediou pela primeira vez o Encontro Regional dos Pontos de Cultura do Noroeste Paulista, que fazem parte das regiões dos Grandes Lagos, Araçatuba e Barretos. Foram dois dias de formação e interação cultural com a participação de 66 representantes de pontos de cultura.
A abertura do evento aconteceu na terça-feira, dia 5, e contou com a presença da secretária da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, Eliane Baltazar Godoi; do representante do Ministério da Cultura, Valério Benfica; da representante da Secretaria de Estado da Cultura, Antonieta Dertkgil, e o representante da Comissão Paulista dos Pontos de Cultural, Paulo Índio. Na ocasião, Benfica falou sobre a importância da transparência da prestação de contas e da gestão dos recursos. Antonieta abordou questões sobre a continuidade das ações e Índio argumentou sobre a articulação em rede dos Pontos do Estado de São Paulo e a secretária Eliane Godoi ressaltou a importância de fomentar os projetos culturais, da valorização dos artistas e a descentralização de ações culturais na cidade.
Hoje (6/6), segundo dia de encontro, o destaque ficou para a palestra de Minom Pinho, sócia-diretora da Casa Redonda Cultural e da Casa Redonda Patrocínio Sustentável, de São Paulo, sobre Economia Criativa e Solidária e o Fórum com a Comissão Paulista dos Pontos de Cultura.
A capacitação aconteceu no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” e, nos dois dias o encontro ofereceu apresentações culturais de: percussão, viola caipira, vídeo e dança, de alguns grupos dos Pontos de Cultura da região. Estiveram presentes no evento os municípios de: Ilha Solteira, Santa Fé do Sul, Jales, Estrela D´Oeste, Mirandópolis, Votuporanga, São Francisco, Colina, Rio Preto, Nhandeara, Birigui, Tanabi, Andradia, Araçatuba e Catanduva.
O evento foi organizado pela Secretaria da Educação, Cultura e Turismo e Ponto de Cultura Deco D`Antônio, da Associação Cultural Zequinha de Abreu.