domingo, 10 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Previsão da Sucen, mobiliza Ilha contra dengue

Quando começar a chover Ilha Solteira poderá ter uma epidemia de dengue pior que a registrada no início do ano quando calcula-se que mais da metade da população foi atingida…

Quando começar a chover Ilha Solteira poderá ter uma epidemia de dengue pior que a registrada no início do ano quando calcula-se que mais da metade da população foi atingida pela doença.

Mas isso também pode ser evitado. O alerta feito pelos técnicos da Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo- SUCEN, serviu para mobilizar vários setores da sociedade, segundo informaram dirigentes do Departamento Municipal de Bem Estar e Saúde de Ilha Solteira.

Durante dez dias os técnicos da Sucen, juntamente com servidores municipais, visitaram 2.257 residências em Ilha Solteira. Em quase todas elas havia larva do mosquito transmissor da dengue, segundo foi revelado.

Também foram encontradas larvas em locais de responsabilidade pública, onde autoridades municipais já se comprometeram em tomar as providências para a eliminação dos referidos focos. Equipes do Departamento Municipal de Obras já iniciaram trabalhos de limpeza dos locais públicos.

O Gabinete da Prefeita Municipal informou que todos os agentes de saúde contratados pelo município devem colaborar para o combate do mosquito orientando a população e fazendo visitas de inspeção.

Outra sugestão será criar a hora “D” de combate todos os dias. Uma das alternativas para mobilizar a população seria o toque da sirene da caixa d’água, num horário totalmente diferenciado que chamaria à atenção dos moradores. O toque poderá ser precedido por uma intensa campanha para que ele represente diariamente uma ação da população pela eliminação dos focos de criação do mosquito transmissor da dengue.

Notícias relacionadas