sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Previdência suspende benefício de 150 mil idosos

Cidadania e Serviço Quase 150 mil aposentados e pensionistas tiveram os benefícios da Previdência Social suspensos. O motivo foi a falta de atualização dos dados cadastrais do Censo Previdenciário. Os…

Cidadania e Serviço
Quase 150 mil aposentados e pensionistas tiveram os benefícios da Previdência Social suspensos. O motivo foi a falta de atualização dos dados cadastrais do Censo Previdenciário. Os aposentados foram convocados em setembro do ano passado. Segundo a assessoria de imprensa do ministério, os beneficiários que deixaram de cadastrar os dados receberam cartas que comunicavam a obrigatoriedade da atualização de informações ou tiveram o nome publicado em editais. Trata-se do décimo edital de suspensão de benefícios. Os segurados só vão receber o salário de janeiro nos cinco primeiros dias úteis de fevereiro. Isso, se atualizem os dados na agência bancária em que recebem o benefício. Nos bancos maiores, que respondem por 95 por cento dos pagamentos, a quantia é liberada imediatamente. A assessoria afirma ainda que o pagamento está apenas bloqueado, sem qualquer prejuízo para os beneficiários que deixaram de fazer o Censo por falta de informação. Para a aposentada Teresa de Camillis, de 75 anos, a suspensão prejudica os idosos.

Não justifica. Eu acho que eles complicam a situação dessas pessoas mais simples. Eu mesma cheguei no banco e pedi ajuda, pedi para o rapaz para me ajudar a preencher porque eu não tinha condições de ler aquilo tudo e preencher aquilo tudo. E assim nessa situação deve ter um monte. Só não têm iniciativa. Então eu não acho que tem que tirar o pouquinho que eles ganham. Está errado.

Os documentos necessários para fazer o Censo são o CPF e um documento de identificação com foto, que pode ser a carteira de identidade, por exemplo. O INSS também recomenda que o beneficiário apresente comprovante de residência e o Número de Inscrição do Trabalhador, o NIT. O Censo Previdenciário começou em outubro de 2005. Para a primeira etapa, foram selecionados dois milhões e quatrocentos mil beneficiários considerados como mais vulneráveis a eventuais fraudes pelo INSS. Na segunda etapa, foram chamados 14 milhões e setecentos mil beneficiários. O edital com os nomes dos aposentados e pensionistas que tiveram o benefício suspenso está disponível no site do ministério da Previdência Social, na página www.previdencia.gov.br.

Notícias relacionadas