Na manhã deste sábado (7), o subtenente Paulino Cristovam da Silva, de 52 anos, morreu após cair de seu cavalo momentos antes de participar do desfile de 7 de Setembro no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo. O policial militar, que fazia parte do Regimento de Polícia Montada (Cavalaria) da Polícia Militar (PM), sofreu o acidente pouco antes do início do evento cívico-militar.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmaram a informação. O policial estava há 32 anos na corporação e estava prestes a se aposentar, com o desfile de 7 de Setembro sendo sua última participação oficial.
A Polícia Militar está investigando se ele foi vítima de um mal súbito ou se a queda foi causada pelo cavalo. Testemunhas afirmam que o cavalo teria disparado, derrubando o subtenente, que teria batido a cabeça no chão, perdendo a consciência.
Paulino Cristovam da Silva estava prestes a se aposentar da Polícia Militar, e o desfile de 7 de Setembro deste ano seria seu último. Segundo seus colegas, ele era um profissional experiente, que gostava de seu trabalho e fazia questão de participar anualmente do evento.