Uma operação envolvendo a Polícia Civil das cidades de Votuporanga, Fernandópolis, Valentim Gentil, Sebas-tianópolis do Sul e também de Lins prendeu esta semana quatro pessoas envolvidas com furtos de gado na região. Até o momento foram identificadas sete vítimas e 293 animais apreendidos. A polícia suspeita que a quadrilha estava agindo havia mais de três meses e teria feito mais vítimas.
O delegado Márcio Nobuyoshi Nosse, de Valentim Gentil, conta que na madrugada da última terça-feira uma fazenda foi furtada. Os ladrões entraram na propriedade depois de cortar a cerca de arame e levaram 36 cabeças de gado. Na manhã do mesmo dia ele recebeu uma ligação anônima informando que o furto havia sido praticado pelos motoristas Nelson Moreira da Silva Filho, 34 anos, e Ademir Custódio Jorge, 39, e o mecânico Adalberto Celso Botelho, 38, e o gado levado em dois caminhões até um sítio em Lins.
Com os nomes dos suspeitos, o delegado entrou em contato com a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Votuporanga e Polícia Civil de Sebastianópolis do Sul e Fernandópolis para ajudar nas investigações. Nosse conta que uma equipe de investigadores de Valentim se deslocou até a BR-153 e, próximo a um posto de combustível em Ubarana, encontrou os dois caminhões retornando para Votuporanga.
E nos caminhões estavam a dupla, a polícia encontrou três cheques, dois deles emitidos por João Moura Gil Filho, e outro de um frigorífico de Presidente Prudente. A polícia comunicamos a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), que entrou no caso e prendeu João Moura em flagrante em sua casa.
De acordo com o delegado Welinton Martinez Hernandes, da DIG, em uma propriedade rural de Gil Filho foram apreendidas 190 cabeças de gado. Em outros dois sítios a polícia localizou 67 animais.