O presidente da Câmara Municipal de Fernandópolis, Gustavo Pinato (DEM), pediu para que o vereador Cabo Santos fale a verdade para a população sobre a negativa de ter um Refis na cidade, depois que foi criado um mal estar envolvendo o Poder Legislativo.
No final da sessão ordinária realizada nesta terça-feira, dia 2, Gustavo Pinato foi à Tribuna Livre e questionou uma postagem de Cabo Santos nas redes sociais. “O senhor jogou meio que pra galera e colocou a gente na ‘lama’, o que não é verdade. O que é verdade é que o Refis tem um parecer de 2019 da Procuradoria Jurídica do Município que é contrário ao Refis e a Procuradoria desta Casa também tem um entendimento contrário. É uma questão jurídica que impede”, disse o presidente da Câmara.
“A gente hoje, como vereador, tem que tomar cuidado no que fala, do jeito que coloca, não podemos mentir para o povo. Tem que ser falado que: eu acho que tem que ter o Refis, principalmente, nessa época de pandemia, mas é ilegal, tanto pela Procuradoria da Prefeitura e da Câmara, que são contra.
Para Gustavo, todos os vereadores são favoráveis ao Refis, mas um impedimento jurídico inviabiliza o município a colocar em prática. “O vereador tem que ser autêntico, tanto dentro do Legislativo como fora de lá. Não pode haver duas caras. Fazer uma coisa e para a população falar outra totalmente diferente. Tem que falar a verdade e parar de mentir para a população”.
Gustavo chegou a perguntar para Cabo Santos, que respondeu em forma de gesto, que não votaria a favor de projeto que tivesse parecer jurídico contrário. “Você vai votar contra um parecer na Câmara em que você trabalha? Então!? Então fala isso para a população , finalizou o assunto.
Para a reportagem do RN, Gustavo acrescentou que “a verdade vai prevalecer sempre quando houver discurso político, fazer o contraponto com a verdade”.