O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou “abominável” a notícia, sem consultá-lo, de que o governo deve autorizar o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para compra de ações da Petrobras, para financiar a exploração do petróleo da camada pré-sal.
Ele disse que acha abominável alguém fazer uma manchete irresponsável daquele jeito sem nunca ter conversado com ele e sem que nunca tivesse sequer pensado na idéia.
Mas ainda ontem, em entrevista à rádio CBN, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, confirmava o estudo, por parte do governo. Segundo ele, estudos sobre a retomada das aplicações ficarão prontos no final deste ano. Também ontem, ao ser questionado sobre o assunto, o presidente Lula não quis responder, ao deixar o velório do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Eleno Bezerra.
Lula disse ainda que se alguém quer dizer que pensa alguma coisa desta magnitude, no mínimo deveria ter a responsabilidade de consulta-lo ou o Ministério da Fazenda, ou do Planejamento, o presidente do Banco Central, ou o Ministro do Trabalho que é quem administra o dinheiro do FGTS.