sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Presidente do TJ inaugura Vara da Família

A partir de hoje o Fórum de Catanduva passa a contar com a Vara da Família e das Sucessões, que foi inaugurada ontem à tarde pelo presidente do Tribunal de…

A partir de hoje o Fórum de Catanduva passa a contar com a Vara da Família e das Sucessões, que foi inaugurada ontem à tarde pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Celso Luiz Limongi. O novo atendimento do Fórum irá desafogar milhares de processos que tramitam nos cartórios e nas Varas existentes.

A juíza diretora do Fórum, Suely Juarez Alonso, abriu a cerimônia do ato, onde estavam presentes o prefeito Afonso Macchione, o presidente da Câmara Municipal, Marcos Crippa, o deputado estadual Geraldo Vinholi, desembargador, promotores, juízes, advogados e convidados. “Por decisão do senhor desembargador instala-se esta nova Vara, para assegurar a cada cidadão o que realmente é seu”, destacou.

Em seguida falou o presidente local da Ordem dos Advogados do Brasil, Mayrton Lourenço Cândido, que enalteceu o trabalho de Limongi no Tribunal de Justiça e discorreu sobre sua trajetória acadêmica até chegar ao cargo presente.

“Um trabalho que vem sendo brilhantemente desenvolvido, em defesa da modernização e informatização da Justiça no Estado. Nossa gratidão pela instalação da Vara da Família”.

Em nome da OAB, Mayrton entregou placas de distinção, ao desembargador Limongi, ao prefeito, à juíza Suely e ao deputado licenciado Geraldo Vinholi.

O promotor José Virgílio Vita falou em nome dos promotores. “É importante conquista. No mesmo patamar da Capital acha-se a Comarca de Catanduva. Deve-se ressaltar o trabalho de Geraldo Vinholi”.

O prefeito veio a seguir. “É um dia de festa para Catanduva. Depois de tanta luta e de empenho de toda a comunidade, conseguimos a instalação desta Casa”. Parabenizou pela brilhante folha curricular e por suas atividades no Tribunal de Justiça o desembargador Limongi e ainda agradeceu a Geraldo Vinholi, “pelo auxílio na implantação da Vara da Família”.

Macchione enalteceu o trabalho da juíza Suely para a conquista. Ressaltou que fez decreto do Executivo considerando o presidente do TJ “hóspede oficial do Município”. Em seguida, Marcos Crippa entregou a declaração de “Hóspede Oficial da Câmara Municipal ao Desembargador Celso Luiz Limongi”.

Limongi
O presidente do TJ aposta na democratização da Justiça. “Não podemos ter um Poder Judiciário que tenha como líderes os mais velhos. Temos tudo contra este princípio, que gerou toda crise por causa da inércia nesses 134 anos do Tribunal de Justiça”.

Limongi é a favor da reforma do Poder Judiciário, e combate as lideranças atuais.

Em números, coloca a Justiça do Estado de São Paulo no seguinte estágio. “O Judiciário paulista é responsável por 49% dos processos em andamento em todo o País. A cada hora útil entram 3.200 processos; cada um dos 2 mil juizes recebem a cada hora útil dois processos”.

Fala que não adiantam as lamentações. “Temos que reagir. Há necessidade de instalação de mais Varas, de Tribunais Especiais mas, mais do que tudo isso, o que importa é a democratização externa do Judiciário”.

Além de implantar a informatização no Judiciário paulista, Limongi fala em especialização. “Só criarmos Varas não é muito importante. É preciso mais, a especialização para os juizes, para os cartórios”.

Notícias relacionadas