No segundo dia do congresso da Associação Brasileira de TV por assinatura (ABTA), nesta quarta-feira (05), o presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine) deu uma palestra não muito animadora sobre o setor.
Manoel Rangel revelou dados de um estudo inédito feito pela Agência, sobre hábitos de consumo do audiovisual no país, e pretende divulgar na sua totalidade até o fim do mês.
Entre informações mais significativas, está a que 81% da população acompanham programas de TV e 69% assistem à filmes ou seriados em casa. Além disso, 34% da população têm TV paga e os outros 66% que não possuem justificam dizendo que acham muito caro (51%) ou não têm necessidade (30%).
O presidente da Ancine diz que a crise financeira que assola o Brasil pode ser uma oportunidade do mercado “para quando a demanda reprimida em razão da crise voltar a fluir”. “Vamos ter um arrefecimento no setor diante do quadro de crise do país. Os números serão muito diferentes dos que vinhamos registrando até alguns anos atrás. Mas não será uma situação de retração”, disse.
O congresso da ABTA vai até esta quinta (6) e está trazendo novidades e palestras sobre o setor. Os grupos também aproveitam para lançar suas novidades para o próximo ano.