O portal da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na internet ganhou uma “nova cara” a partir desta quarta-feira (11). O site do maior parlamento estadual da América Latina está mais moderno, acessível, interativo, responsivo e muito mais integrado e conectado às redes sociais, à TV e a diversos conteúdos multimídia produzidos diariamente. Além disso, o novo formato tornou-se totalmente compatível com os diferentes meios e ferramentas comunicativas, tanto para computador quanto para tablet e celular.
A mudança não é uma melhoria isolada, mas faz parte de uma reestruturação geral das atividades comunicativas da Alesp, com o objetivo de aproximar a população das atividades da Casa de Leis. “Compreendemos que a Assembleia precisa caminhar nesse sentido de garantir e facilitar o acompanhamento, pela população, da tramitação de projetos e das discussões sobre temas que tenham impacto em sua vida”, destacou o presidente do Legislativo, deputado Carlão Pignatari (PSDB).
A última atualização do site havia sido realizada em 2018. Com a inovação, o novo portal, que pode ser acessado pelo endereço www.al.sp.gov.br, amplia a transparência de tudo o que acontece no Parlamento, mantendo a sua missão de ser a principal fonte de informação do Legislativo Estadual. Nele, o cidadão encontra notícias e agenda da semana, acompanha a tramitação de projetos de leis, conhece melhor as deputadas e os deputados e pode fiscalizar “com lupa” o trabalho dos parlamentares nas sessões, comissões e outras reuniões e eventos.
Para quem já acessa com regularidade o portal, não haverá dificuldade em encontrar os conteúdos, já que todas as funcionalidades estão mantidas. Contudo, agora está mais evidente a integração com todas as redes sociais e, em especial, a valorização de conteúdos em vídeo produzidos pela equipe da Rede Alesp e publicados no canal do Youtube.
Reformulação
O diretor de Comunicação do órgão, Leonardo Liébana, responsável por idealizar o projeto, disse que o esperado é que as informações estejam cada vez mais acessíveis às pessoas, integrando os diferentes públicos que compõem a sociedade, para que todos compreendam as mensagens e sintam-se integrados ao processo.
“Nos últimos dois anos, nós começamos esse trabalho de reformular a comunicação da Assembleia, no sentido de deixá-la mais próxima da população. E, agora, a gente conclui esse primeiro ciclo com o novo portal, muito mais acessível, para que os usuários encontrem informações com qualidade cada vez melhor e de maneira mais fácil”, explicou o gestor.
De acordo com Liébana, mais do que melhorar a qualidade dos conteúdos produzidos, as mudanças contribuem para ampliar a transparência pública. “Esta é uma Casa Legislativa representativa da sociedade. Por isso, temos o dever de prestar contas à população e fazer com que a Alesp seja cada vez mais transparente”, acrescentou.
Ainda segundo o diretor, as atualizações são sempre necessárias. “As necessidades da população mudam. Dessa forma, as linguagens comunicativas também precisam ser modificadas, para acompanhar as transformações do mundo e explorar o desenvolvimento tecnológico. E é isso o que estamos fazendo e continuaremos a executar, sempre tendo em mente o desafio de tornar os conteúdos da Assembleia atrativos às pessoas, para que elas participem cada vez mais do processo legislativo”, completou.
TV Rede Alesp
Entre as novidades implementadas pela Assembleia na área da Comunicação, está a nova programação na Rede Alesp, que entrou no ar há dois meses. De segunda a sexta, o “Estúdio Alesp”, por exemplo, apresenta ao vivo as principais informações do dia, sempre das 12h30 às 14h, num perfil de diálogo entre apresentadores, comentaristas e convidados, como parlamentares e especialistas em diversas áreas.
Além disso, o “Por Dentro das Comissões” e o “Alesp Notícias” ganharam novos quadros e conteúdos especiais durante a semana. Outras produções também entraram na grade, sendo que novos programas e conteúdos devem estrear nos próximos dias.
A TV Alesp está disponível na TV Aberta Digital, na capital e em mais 16 cidades do interior paulista, permitindo o acompanhamento da programação e de eventos diversos ocorridos no Parlamento, como sessões ordinárias, extraordinárias e solenes e reuniões das comissões (que são grupos de parlamentares que analisam e dão aval para que projetos de lei sejam votados em Plenário).
Além do acompanhamento pela TV, todos os conteúdos podem ser acessados, também, pelas redes sociais (Youtube, Facebook, Instagram) e pelo site da Assembleia.