A Secretaria Municipal da Educação e Cultura da Prefeitura de Votuporanga no mesmo dia. A realização tem como objetivo orientar os participantes sobre a preservação e armazenagem dos exemplares, bem como fazer a manutenção e adotar medidas que aumentem a durabilidade dos livros.
Na qualificação serão abordados e aplicados temas copromove gratuitamente neste final de semana um curso inédito com o tema Introdução ao Restauro e Manutenção de Livros. As vagas já estão esgotadas. A palestrante é Michele Cristina Rodrigues Alves, licenciada em Educação Artística e bacharel em Artes Plásticas. As duas graduações foram concluídas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
As aulas serão na Biblioteca Municipal “Castro Alves” divididas em duas etapas. A primeira acontece neste sábado e domingo, das 9h às 17 horas. A conclusão ocorre nos dias 15 e 16 de setembro. As quatro datas fecham uma carga de horária de 24 horas.
A Secretaria disponibilizou 20 vagas para profissionais da área com interesse em participar do curso. As inscrições foram abertas em 9 de agosto e preenchidas mo; estrutura dos livros, os tipos de materiais utilizados para a confecção, preparação para confeccionar um livro, técnicas de costuras e colagem, confecção de ranhuras, relevos, noções de armazenagem, manutenção, desmontagem e limpeza. A avaliação será realizada através do desenvolvimento dos participantes durante o processo de realização do curso.
A Chefe do Setor de Eventos, Marines Manhani Lima, explica que a promoção foi viabilizada através de uma parceria com a Assaoc (Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo). “É através desse órgão do governo do Estado que realizamos todo o processo para tornar possível o curso de grande porte como esse em Votuporanga”, disse.
Para a encarregada, a iniciativa vai suprir uma necessidade na região. “Além conscientizar sobre o valor da obra, o curso também instruirá os participantes com dicas para condições ideais de armazenamento dos exemplares o que reflete diretamente no tempo de vida útil de uma obra.P recisamos de novas técnicas que possibilitem um bom atendimento aos usuários das bibliotecas”, finaliza.