A edição 2013 do Festival “Se Liga Mané”, realizado pela FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis) a ETEC (Escola Técnica Estadual) e a Secretaria Estadual de Educação irá premiar no dia 24 de junho, a partir das 19h30, no Teatro Municipal de Fernandópolis, as escolas vencedoras com os melhores curtas metragens.
Estão participando do Festival alunos do ensino médio, técnico e de graduação de instituições públicas e privadas. O projeto tem o objetivo de despertar o adolescente para a importância de ter um meio ambiente saudável de maneira criativa e bem humorada.
Segundo Angelo Roberto Veiga, coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da FEF, os alunos são estimulados e orientados a criarem seus próprios vídeos caseiros, com até cinco minutos de duração, onde eles mesmos são os atores e diretores do filme que retratam um personagem na forma de um anti-herói chamado “Mané” que vivência diversas cenas do cotidiano, e no final, aprende com seus erros. “Todos nós cometemos erros e já tivemos alguns momentos “Manés”, não só com o Meio Ambiente, mas em todas as áreas. O mais importante é reconhecer os erros e melhorar nosso modo de viver. Essa é a mensagem que os alunos precisam passar, de forma criativa, por meio do filme”, explica o coordenador do projeto.
O projeto de educação ambiental que contempla o Festival de Curtas “Se Liga Mané” se caracteriza como necessário em uma sociedade que começa a tratar seriamente assuntos como preservação da natureza, desenvolvimento sustentável e cidadania.
Esse ano, a abertura do Festival será realizada pela Orquestra de Violas de Fernandópolis e serão premiados os melhores filmes, atores e atrizes.
Como em outras edições, a cerimônia de premiação será dirigida pelo apresentador do programa “De Ponta a Ponta” da TV TEM, Marcos Paiva.
O evento é gratuito e aberto para toda a população.