A Prefeitura de Votuporanga, por meio do Departamento de Transito da Secretaria de Meio Ambiente e Gestão de Serviços, vai investir cerca de R$ 122 mil na sinalização do trânsito no município. Dia 27 de fevereiro, será realizada uma licitação para aquisição de placas de sinalização e de informação sobre localidades na cidade. A previsão é que até maio as placas estejam instaladas.
De acordo com o secretário interino da pasta, Marcelo Zeitune, é um dos maiores investimentos em sinalização no município. A Prefeitura vai adquirir 50 conjuntos formados por postes e placas de orientação de trânsito. Os postes terão placas na cor verde com tamanho de 1,5 x 0,7 metros e serão instalados em pontos estratégicos. “As placas vão orientar a população sobre os principais pontos de Votuporanga, como a localização da Prefeitura, Fórum, entre outros”, afirma.
Serão comprados também 475 conjuntos formados por postes e placas de sinalização de trânsito. Destes, serão 82 com indicação de “Pare”, “Pare à Frente”, “Sentido Obrigatório”, “Proibido Estacionar” e “Velocidade Máxima Permitida”. De acordo com Zeitune, os conjuntos serão adquiridos para colocar em funcionamento as medidas estabelecidas pelo TAC (Termo de Ajuste de Conduta).
Outra licitação será para a compra de 1 mil placas denominativas de vias públicas. Elas serão instaladas em pontos onde ainda não há sinalização e em outros locais em substituição às antigas. De acordo com o engenheiro, Marcelo Zeitune, desde 2006, já foram instaladas 2.184 novas placas. A sinalização visa melhorar a orientação dos moradores e turistas que visitam a cidade.
Estas novas placas denominativas contêm informações do nome da via, quadrante e os números iniciais e finais da quadra. Cada poste é feito na cor prata e recebe duas placas de fundo azul com uma faixa inferior indicando as regiões Noroeste, Sudeste, Sudoeste ou Nordeste pintado, respectivamente, nas cores amarelo, azul, branco ou verde. O conjunto foi projetado com dispositivos antivandalismo na base, além da altura do poste de 3,5 metros, o que dificulta a depredação.