quinta, 21 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura reduz custo com acidentes de trabalho em quase 90%

Os casos de acidentes de trabalho, envolvendo funcionários da Prefeitura de Votuporanga, reduziram significativamente nos últimos anos. De acordo com o relatório do técnico de segurança de trabalho da prefeitura,…

Os casos de acidentes de trabalho, envolvendo funcionários da Prefeitura de Votuporanga, reduziram significativamente nos últimos anos. De acordo com o relatório do técnico de segurança de trabalho da prefeitura, Pedro dos Santos, os gastos foram reduzidos em 80,79%, quase em 90%.

Em 2004 o custo de acidente de trabalho fechou em R$ 19.163,65, enquanto que em 2006 o custo caiu para R$ 3.701,67. “Esse resultado é fruto do empenho de uma administração que permitiu e investiu nas ações de prevenção, em equipamentos de segurança e também em cursos de capacitação”, diz o técnico.

Um outro aspecto importante conquistado de 2004 para 2006 e identificado neste relatório é a permanência de afastamento dos funcionários que também diminuiu. Antes a média de afastamento era 30 a 45 dias enquanto que hoje os funcionários se ausentam em média por uma semana e muitos casos levam um a dois dias. Segundo o técnico, os números comprovam que os acidentes hoje são mais leves, como corte de dedo objetos perfurantes, entre outras.

Para complementar, o técnico esclarece que os acidentes de trabalho são mais graves nas secretarias de Obras, Engenharia e Habitação e de Meio Ambiente e Gestão de Serviços, pois fazem uso de maquinários mais pesados, de acordo com as descrições dos acidentes. “No entanto, o índice que temos mostra que os funcionários estão utilizando os equipamentos de segurança devidamente”, diz Santos.

Em 2004, foram registrados de janeiro a dezembro 46 ocorrências, enquanto que em 2005 o registro, no mesmo período, foi de 25, uma diminuição de 50%.

CIPA
A criação da CIPA (Comissão Interna de Acidentes no Trabalho) e a realização da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidente no Trabalho) são algumas das ações que estão diretamente ligadas à redução de casos de acidentes de trabalho, segundo o Secretário Municipal de Administração, Antônio Robert. Nessa semana são realizadas palestras e dinâmicas junto com funcionários das empresas e feitas simulações de acidentes no trabalho, dentre outras atividades.

No mês de dezembro, foi eleita a nova CIPA para gestão de 2007. A Comissão fica responsável pela promoção de ações que visa a redução dos acidentes de trabalhos.

O técnico de Segurança destaca que o fornecimento gratuito de equipamentos de proteção individual (EPI), por exemplo, é uma das exigências da comissão. A seleção dos EPIs é adequado tecnicamente ao risco a que o trabalhador está exposto e à atividade exercida, considerando-se a eficiência necessária para o controle da exposição ao risco e o conforto oferecido segundo avaliação do trabalhador usuário.

Notícias relacionadas