sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura realiza mutirão de limpeza

Com o objetivo inicial de intensificar as ações de combate à dengue em Valentim Gentil, uma parceria entre as secretarias de Saúde, Serviços Municipais e Meio Ambiente, programou, entre os…

Com o objetivo inicial de intensificar as ações de combate à dengue em Valentim Gentil, uma parceria entre as secretarias de Saúde, Serviços Municipais e Meio Ambiente, programou, entre os dias 2 e 6 de fevereiro, um mutirão para executar a limpeza total da cidade, que inclui a coleta de lixo e entulhos por bairro, por meio da equipe disponibilizada pela prefeitura, conforme programação divulgada pela profissional de Informação Educação e Comunicação (IEC) daquela cidade, Antonia Regina Deniz de Lima.

Segunda-Feira, 2 – Jardim Itália e Jardim Espanha;
Terça-Feira, 3 – Jardim Recanto dos Bem-Te-Vis e Jardim São Paulo;
Quarta-Feira, 4 – Jardim Belo Horizonte e Centro;
Quinta-Feira, 5 – Jardim dos Ypês e Jardim Montebelo;
Sexta-Feira, 6 – CDHU

A Prefeitura de Valentim está pedindo para que a população coloque os entulhos na calçada um dia antes do programado para cada bairro para que a equipe de serviços municipais possa realizar a coleta com sucesso. “Este mutirão vai evitar também o aparecimento de outros bichos”, alerta Regina.

Ela ressalta a diferença entre o trabalho dos agentes de vetores e da equipe que fará a limpeza da cidade. “Estamos orientando a população que continue recebendo bem os agentes, mas eles não serão os responsáveis pela coleta de entulho”.

Com a chegada do verão e das chuvas é necessário redobrar os cuidados contra o Aedes Aegypti, pois é nesta época que o mosquito encontra condições ideais para sua proliferação. “Se chover e, por fatalidade, houver um caso de dengue, a cidade certamente será penalizada, inclusive com corte de verbas”, adverte a secretária de Saúde, Neuza Vicente.

Prevenção
Além da dengue, a força-tarefa da prefeitura contribuirá para prevenir o aparecimento de escorpiões e do mosquito flebótomo (mais conhecido como mosquito palha), transmissor da Leishmaniose Visceral. “Este mosquito gosta de locais úmidos e com sombra. Quintais com galinhas ou com muitas folhas de árvores são propícios para se tornarem criadouros”, destaca Regina, que adianta que a prefeitura, assim que possível, irá disponibilizar funcionários para realizar a poda de árvores nos quintais onde houver necessidade, mediante cadastro que está sendo feito pelos agentes.

Além deste levantamento de quintais também está sendo realizado na cidade, igualmente através dos agentes de vetores, o cadastro de cães e gatos, exatamente para prevenção da Leishmaniose, “pois cada um será responsável pelo seu animal”.

Outro pedido foi que a secretaria de Serviços Municipais, em parceria com a de Meio Ambiente, defina um dia por semana para a realização de coleta de pneus velhos nas borracharias do município e deposite todo o material recolhido no aterro sanitário.

“Este é um início de ano com muito trabalho a ser feito. A prefeitura está fazendo a sua parte, disponibilizando seus funcionários, que neste momento possuem uma demanda muito grande de serviços. Por isso pedimos a compreensão da comunidade no sentido de nos ajudar a manter a limpeza da cidade”, diz Regina.

Notícias relacionadas