A Secretaria Municipal da Saúde está realizando aos finais de semana, mutirões de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
A ação teve início no último sábado, 05, com a visita aos bairros Conj. Hab. Jaime Leone, Albino Mininelle, Emilio Mininel, Jd. Resid. Benez, Resid. Palma Mininel, Cohab. Bernardo Pessuto e V. Sta. Rosa.
A ação atende determinação do governo do estado como parte do Programa “Todos juntos contra o Aedes Aegypti” e acontece nos bairros com maior incidência de casos de Dengue. O objetivo é intensificar o número de visitas a imóveis e reduzir os criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
Com 120 agentes da saúde e 14 supervisores, as visitas acontecerão todos os sábados de 05/03 a 30/04, das 07h30 às 15h.
É importante que a população procure uma unidade de saúde ao apresentar sintomas como febre, coceira, manchas avermelhadas, dores no corpo, na cabeça ou atrás dos olhos. Mulheres gestantes devem redobrar as medidas de proteção devido ao zika vírus como, por exemplo, uso de repelente especial para gestantes e de blusas e calças compridas, além de manter portas e janelas fechadas ou com telas.
“Pedimos a colaboração dos munícipes quando os agentes passarem nas residências permitindo a entrada e ouvindo atentamente as orientações. Eliminando criadouros, evitamos que o mosquito se reproduza e assim conseguiremos combatê – lo com eficiência”, explica a secretária da pasta Lígia Barreto.
Outras ações de combate ao mosquito têm sido realizadas pela prefeitura como palestras, capacitação de médico e enfermeiros da rede pública e particular, participação em eventos com orientações a população, trabalhos educativos junto as escolas, e outros.