Inaugurada no mês de junho, a represa ‘Beira Rio’ se tornou um grande atrativo turístico e opção de lazer de muitas famílias e esportistas. Pelo local, todos os dias passam muitas pessoas que escolhem a represa para descanso, piqueniques, caminhada ou para a pesca esportiva.
Para manter a conservação do espaço, a Prefeitura disponibiliza equipes de limpeza e coleta de lixo frequentemente. No início desta semana o trabalho foi intensificado no local, e, além da rotina de manutenção, as equipes das Secretarias de Obras e do Meio Ambiente realizaram uma limpeza geral com capinagem, podas, limpeza das águas da represa e recolhimento de galhos.
“A revitalização da represa foi uma grande conquista para Fernandópolis. É muito gratificante ver a população frequentando o local e mantê-lo limpo e organizado é nossa prioridade”, comentou o prefeito André Pessuto que foi acompanhar de perto a manutenção.
SOBRE O PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
O projeto de revitalização da represa começou em 2019 com os estudos e licenciamentos ambientais, as obras de dragagem e escavação começaram em dezembro de 2020. No total, foram 24.131 viagens de caminhão de 8 metros cúbicos de sedimentos; 2.918 quilos de plantas aquáticas, o que corresponde a mais ou menos 350 viagens de caminhão. Foram 193.048 metros cúbicos de sedimentos.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou toda a parte de licenciamento ambiental e documentações pertinentes para o desassoreamento, preparação do canteiro de obras, remoção de plantas aquáticas invasoras, escavação das áreas saturadas, drenagem do leito. Todo trabalho resultou em 93% da represa original de 1979. Foram executados serviços de pista de caminhada, ciclovia, guias separadoras; serviços de terraplanagem; sistema de drenagem; pier com estrutura metálica em piso em madeira; sistema de iluminação com postes ornamentais; bancos em concreto, recuperação do deck de madeira, recuperação da academia a ‘Céu Aberto’, recuperação dos postes de iluminação e uma nova área para estacionamento. O espaço também ganhou dois bebedouros feitos de concreto armado, projetado para garantir acessibilidade e com espaço para hidratação de pets, instalados pela Sabesp.