Na tarde da última segunda-feira, dia 12, o prefeito de Valentim Gentil, Adilson Segura, participou de uma reunião com representantes do Departamento Municipal de Meio Ambiente e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na qual foi discutido as diretrizes de um projeto que visa cadastrar os “catadores” de material reciclado do município, a fim de organizá-los, através de uma cooperativa.
De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, que tem à frente o Dr. Paiva, o intuito da cooperativa, a qual exige no mínimo a presença de 20 “catadores”, é proporcionar alternativas de geração de renda e inclusão social destas pessoas.
“Nossa intenção é colaborar para preservação do meio ambiente e consequentemente melhorar a renda familiar dos catadores”, destacou Paiva.
Para o prefeito Adilson Segura, a iniciativa é um importante passo para a ampliação da coleta seletiva que será anunciada em breve na cidade. “O trabalho deles (catadores) é essencial para reciclagem. Trazem benefícios sociais e para o meio ambiente,” salientou.
Os catadores que desejam cadastrar-se devem procurar o atendimento na sede do CRAS (Av. Cavalin, 9-33) ou do Departamento de Meio Ambiente (Parque Chopplândia – parte superior), portando documentos pessoais, como identidade, CPF e título de eleitor. O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Informações: 3475-1321.