Palestras, debates, mesas redondas são algumas das atividades previstas para amanhã (17/08) na primeira edição do Seminário de Museus e Patrimônios Históricos de Votuporanga. O evento terá início às 8 horas com uma cerimônia de abertura no Teatro Municipal “Tenente Mário Bernardes” que contará com a presença de autoridades municipais e regionais. A organização é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura.
No evento, direcionado para profissionais da área, haverá também exposição de fotos e de rádios antigos. Um dos motivos da realização do seminário é oferecer mais uma atração no mês de aniversário da cidade, que completa 69 anos de fundação, quando é elaborado um calendário oficial de festividades.
As palestras acontecerão ao longo do dia, com início às 9 horas. Na pinacoteca ficarão expostas as fotos que ilustram a história da cidade e rádios antigos da coleção do presidente do Centro de Folclore e Cultura de Votuporanga, Nivaldo Pereira.
Profissionais que estão envolvidos com o tema foram convidados para falar sobre espaços culturais, arqueologia, metodologia e outros assuntos. A união desses profissionais conta com o apoio da Unifev e do Senac-Votuporanga.
A Corporação Musical “Zequinha de Abreu”, símbolo da tradição e riqueza cultural local, também estará presente.
Museu Municipal
Depois de cumprida a programação do dia, os presentes participarão, às 16 horas, da reabertura do museu municipal “Edward Coruripe Costa”.
Após um período de reformas e adequações às normas do setor, o Museu expõe mais uma vez todo o seu acervo à população com mais conforto a acessibilidade. O prédio foi completamente adaptado para facilitar o ingresso de pessoas portadoras de necessidades especiais.
O Encarregado do Setor de Museus e Patrimônio, Evandro Júnior, explica que o Seminário foi elaborado para mostrar à população de Votuporanga e região a riqueza cultural e social da nossa cidade. “Para deixar essa presença mais forte, a data do evento foi marcada propositalmente no dia nacional do patrimônio histórico”, conta.
Ele afirma ainda que Votuporanga tem uma grande história a ser contada através de seus documentos e objetos. “Muitas pessoas nem imaginam que possam morar ou estar ao lado de um reduto histórico. Nesse sentido, o Seminário contribuirá para a proliferação da cultura em nossa região”, explicou.
Além do encarregado pelos setores de Museu e Patrimônio, o evento também tem como organizadores Rogério Florêncio, chefe do setor de Técnica Áudio Visual, e Marines Manhani Lima, chefe do Setor de Eventos.
CRONOGRAMA
1º Seminário de Museus e Patrimônios Históricos
8h às 8h30 – Recepção
Coffee-break e apresentação do tecladista Gustavo Bombonato
Entrega de press kits
8h30 às 8h40 – Composição da mesa
8h40 às 9h – Pronunciamento das autoridades
9h às 9h30
Palestra: Museu e Patrimônios Históricos de Votuporanga com Evandro Júnior
9h30 às 10h30
Palestra: A Seleção do Patrimônio Cultural do Estado – Metodologia e Ação: Palestrante com Ana Luiza Martins Bacharel, Mestre e Doutora em História Social pela FFLCH-USP. Historiadora concursada do CONDEPHAAT de São Paulo.
10h30 às 12h – Espaço Aberto
12h às 13h30 – Almoço
13h30 às 14h30
Palestra: Museus – Espaços Culturais em Todos os Tempos com Evanir Regina M. Peichoto, Historiadora e pesquisadora, Mestre pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia) e Professora da Unifev
14h30 às 15h30
Palestrante – Apresentação do Museu Arqueológico de Ouroeste com a diretora Ana Emilia Fernandes Iquegami
15h30 – Coffee-break
16h – Reabertura do Museu Municipal Edward Coruripe Costa
– Apresentação da Corporação Musical Zequinha de Abreu